Ouça a M80, faça o download da App.
Redação / Agência Lusa
13 novembro 2021, 20:03
Partilhar

COP26: Aprovada declaração final com alteração de última hora sobre fim do carvão

COP26: Aprovada declaração final com alteração de última hora sobre fim do carvão
ASSOCIATED PRESS (AP) / Alberto Pezzali
Redação / Agência Lusa
13 novembro 2021, 20:03
A Índia propôs uma alteração sobre o fim do uso de carvão

A cimeira do clima das Nações Unidas (COP26) adotou formalmente a declaração final da COP26, com uma alteração de última hora proposta pela Índia que suaviza o apelo ao fim do uso de carvão.

A proposta foi feita pelo ministro do Ambiente indiano, Bhupender Yadav, que no plenário de encerramento pediu para mudar a formulação de um parágrafo em que se defendia o fim progressivo do uso de carvão para produção de energia sem medidas de redução de emissões.

Visívelmente perturbado, o presidente da COP26, Alok Sharma, lamentou as alterações, mas considerou ser vital aprovar o texto final.

 

 

 

A Índia quis substituir o fim progressivo - "phase-out" por uma redução progressiva - "phase down" -, uma proposta que foi aceite com manifestações de desagrado de várias delegações, como a Suíça, e a União Europeia, e ainda de países mais vulneráveis às alterações climáticas.

Outro dos pontos discutidos foi o facto de a ONU ter exortado os membros do Acordo de Paris a dobrarem o dinheiro que contribuíram para o financiamento climático (cerca de 80 mil milhões de euros) até 2025.