Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
17 novembro 2021, 16:12
Partilhar

Britney Spears deixa mensagem aos fãs: "vocês salvaram a minha vida"

Britney Spears deixa mensagem aos fãs: "vocês salvaram a minha vida"
Jordan Strauss/Invision/Associated Press
Redação
17 novembro 2021, 16:12
A cantora falou publicamente depois do fim da tutela judicial que, ao longo de 13 anos, controlou uma série de aspetos da sua vida.


Britney Spears agradeceu aos fãs pelo fim da tutela judicial que, desde 2008, dava poderes de tutor ao pai da cantora, Jamie Spears. 

Esta terça-feira, a cantora publicou um vídeo nas redes sociais para expressar gratidão pelo movimento #FreeBritney - movimento de fãs que exigia o fim da tutela que impedia a cantora de controlar vários aspetos da sua vida, bem como da sua carreira. 

"A minha voz estava silenciada e esteve ameaçada durante muito tempo", disse Britney no vídeo que gravou em casa, na Califórnia. A cantora sublinhou que o movimento de apoio criado pelos fãs ajudou a que o mundo tivesse mais consciência da situação que estava a viver. "Honestamente, acho que me salvaram a vida", acrescentou.

No vídeo, que tem a duração de aproximadamente dois minutos, a cantora norte-americana manifestou ainda alívio por ter recuperado autonomia depois de ter estado 13 anos a ser controlada pelo pai.

Recorde-se que, no passado dia 13 de novembro, uma juíza dos Estados Unidos determinou o fim imediato da tutela judicial que controlava a cantora e que geria a sua fortuna, avaliada em cerca de 60 milhões de dólares.

A decisão foi uma nova vitória para a artista pop que desde setembro deixou de ter como tutor o seu pai. A custódia de Britney Spears tinha entretanto passado para um contabilista oficial que ficou com o papel de tutor temporário até à decisão final que libertou a artista de qualquer tutela legal.

"É o melhor dia da minha vida", salientou Britney Spears na primeira reação à decisão do tribunal publicada na rede social Instagram. "Meu Deus, eu amo tanto os meus fãs que é uma loucura! Acho que vou chorar o resto do dia! É o melhor dia da minha vida, louvado seja o Senhor", podia ler-se na publicação.

Logo depois de ser conhecida a decisão da juíza Brenda Penny, centenas de fãs da cantora reuniram-se em frente ao tribunal de Los Angeles para celebrar o passo decisivo que libertou Britney.

Em junho, perante o mesmo tribunal, a cantora norte-americana tinha feito um apelo para que pudesse recuperar a sua vida. O caso ganhou uma nova dimensão em setembro, altura em que o jornal The New York Times divulgou uma reportagem com testemunhos de três pessoas próximas da artista durante a tutela do pai, um segurança, uma assistente e um responsável do guarda-roupa. Entre várias revelações, o ex-segurança explicou que o pai tinha câmaras instaladas na casa de Britney Spears para intercetar chamadas e mensagens, incluindo comunicações com o próprio advogado e filhos.

Em agosto, o pai de Britney Spears concordou em renunciar à tutoria da artista. Em 2008, a supervisão foi instituída após transtornos mentais manifestados por Britney Spears.

Em fevereiro, a vida de Britney Spears tinha voltado à esfera pública com o lançamento do documentário "Framing Britney Spears", focado na trajetória da cantora norte-americana, incluindo os momentos de maior popularidade e os acontecimentos que levaram a que a sua vida passasse a ser controlada pelo pai.

Na sequência do documentário "Framing Britney Spears", tornaram-se virais movimentos para pedir a "libertação" da artista do controlo do pai ("#FreeBritney") e para levar a que quem a criticou e julgou, na altura, viesse agora pedir desculpa.