Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
24 novembro 2021, 10:00
Partilhar

Ministério Público faz buscas por suspeitas de negócios simulados entre clubes de futebol

Ministério Público faz buscas por suspeitas de negócios simulados entre clubes de futebol
EPA/Mihar Barbu
Redação
24 novembro 2021, 10:00
Em causa estará mais uma operação que visa os negócios do futebol, relacionada com alegadas fraudes.

O Ministério Público está a realizar “cerca de duas dezenas de buscas domiciliárias e não domiciliárias”, por suspeitas de negócios simulados entre clubes de futebol e terceiros, com valores a rondar os 15 milhões de euros.

Em comunicado, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) deu conta da realização destas buscas em instalações de Sociedades Anónimas Desportivas (SAD), empresas e escritório de advogados.

De acordo com vários órgãos de comunicação social, as buscas visaram, entre outros locais, as instalações das SAD de Sporting de Braga e Vitória de Guimarães.

 

 

O MP acrescenta que estas diligências foram ordenadas na sequência da análise do material apreendido no decurso das buscas realizadas em março de 2020, na operação então designada de ‘Fora de Jogo’, e que “os factos em investigação são suscetíveis de integrarem crimes de fraude fiscal, fraude à segurança social e branqueamento de capitais”.

“Em causa estão suspeitas de negócios simulados, celebrados entre clubes de futebol e terceiros, que tiveram em vista a ocultação de rendimentos do trabalho dependente, sujeitos a declaração e a retenção na fonte, em sede de IRS, envolvendo jogadores de futebol profissional. Os valores envolvidos rondarão os 15 milhões de euros”, detalhou o DCIAP.

 

(em atualização)