Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
20 janeiro 2022, 15:28
Partilhar

Legislativas: sabe como proceder para votar em segurança?

Legislativas: sabe como proceder para votar em segurança?
Wilfried Pohnke/Pixabay
Redação
20 janeiro 2022, 15:28
Máscara cirúrgica ou FP2 (comunitárias não são aceites), caneta própria, desinfeção e distanciamento são obrigatórios em dia de eleições.

No domingo de eleições há procedimentos a cumprir para garantir o voto em segurança, em tempo de pandemia. A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um parecer técnico onde são detalhadas as medidas de segurança a adoptar nas legislativas 2022.

Não vão ser permitidas máscaras comunitárias (de tecido). As câmaras municipais, que organizam o processo eleitoral, têm de "garantir a distribuição de máscaras cirúrgicas ou máscaras FFP2 aos eleitores que se apresentem nos locais de votação sem máscara ou com máscara comunitária".

A recomendação das máscaras estende-se, naturalmente, aos membros das mesas de voto, que devem substituir a proteção a cada 4 horas, usar "bata com abertura atrás, de uso único e impermeável, manga comprida, punhos bem ajustados e que cubra toda a roupa".

Para além das máscaras, aos eleitores é recomendado que mantenham o afastamento, enquanto aguardam a sua vez para votar, desinfetem as mãos antes de votar, utilizem de preferência uma caneta ou esferográfica própria para votar e desinfetem as mãos depois de votar e antes de sair do local de votação.

A DGS lembra ainda que "os eleitores devem seguir os circuitos definidos e identificados nos edifícios, o cumprimento da desinfeção das mãos e da etiqueta respiratória (tossir para a parte interna do cotovelo, mesmo quando estiver a usar máscara), não tossir ou espirrar para as mãos, evitar contactos físicos e permanecer no local somente o tempo necessário para poder exercer o seu direito de voto."

Para quem está em isolamento, o governo pede que votem no horario entre as 18h e as 19h. A DGS recomenda "o uso permanente de máscara facial cirúrgica ou máscara FP2 e uso de transporte individual ou deslocação a pé. Não se recomenda a utilização de transportes públicos coletivos e individuais de passageiros." As autoridades apelam também à responsabilidade dos cidadãos para se evitar os contágios.