Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
10 maio 2022, 15:29
Partilhar

Livro de memórias de Bono editado em Portugal a 1 de novembro

Livro de memórias de Bono editado em Portugal a 1 de novembro
John Hewson/Cortesia da Penguin Random House Grupo Editorial
Redação
10 maio 2022, 15:29
O livro chama-se "SURRENDER: 40 Canções, Uma História" e foi anunciado hoje pelo homem dos U2.

Bono, que hoje (10 de maio) celebra 62 anos, aproveitou o dia de aniversário para anunciar o lançamento de um livro de memórias. "SURRENDER: 40 Canções, Uma História", assim se chama a publicação, vai ser lançada a 1 de novembro. Em Portugal, a edição chega através da editora Objectiva, uma chancela da Penguin Random House Grupo Editorial. 

Em "SURRENDER: 40 Canções, Uma História", o vocalista da banda irlandesa escreve "na primeira pessoa sobre a sua vida notável e sobre aqueles com quem a tem partilhado", diz a nota de imprensa. "Bono leva-nos até aos seus dias de juventude em Dublin [Irlanda], ao momento em que perdeu a mãe subitamente, aos 14 anos, à improvável viagem dos U2 antes de se tornarem uma das bandas mais influentes de sempre e aos mais de 20 anos como ativista, dedicado à luta contra a SIDA e à pobreza extrema.

Num exercício de franca autoanálise e com uma dose saudável de humor, Bono abre a porta para a sua vida, a sua família e amigos e para a fé em que se apoiou, que o desafiou e que o moldou", continua o comunicado. 

São 40 os capítulos que compõem o livro e cada um deles evoca uma música dos U2. O músico criou ainda 40 desenhos originais para ilustrar o livro e fez um vídeo, narrado por si, baseado nas suas ilustrações. O vídeo apresenta um excerto de um dos capítulos do livro - 'Out of Control' - no qual Bono narra o episódio da composição do primeiro single dos U2 a 10 de maio de 1960 - dia do seu 18. º aniversário. 

 


Quando comecei a escrever este livro esperava conseguir contar em maior pormenor o que apenas tinha deixado esboçado nas minhas canções. As pessoas, os lugares, as possibilidades de uma vida. SURRENDER é uma palavra carregada de sentimento para mim. Crescer na Irlanda nos anos setenta sempre pronto para a luta (musicalmente falando) não foi óbvio. Uma palavra a que regressei apenas quando organizei os pensamentos para escrever este livro. Ainda me debato com esta missão que me foi confiada. Na banda, no meu casamento, na minha fé, na minha vida enquanto ativista. SURRENDER é a história de um peregrino que não consegue avançar... com uma dose generosa de diversão pelo caminho.

Bono