Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
11 maio 2022, 16:54
Partilhar

Ventos novos no EDP Cool Jazz

Ventos novos no EDP Cool Jazz
DR (cortesia Arruada/Live Entertainment)
Redação
11 maio 2022, 16:54
Jéssica Pina é a grande novidade do cartaz na conferência de imprensa de apresentação da edição de regresso no festival.

No dia de hoje foi apresentada a edição de regresso do EDP Cool Jazz, nos Paços do Concelho, em Cascais, com a presença da programadora e promotora ao vivo Karla Campos (da Live Experiences), do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e da diretora de marca da EDP, Catarina Barradas.

Sobre a edição que decorre em julho no Hipódromo Manuel Possolo, Karla Campos apresentou como uma das novidades uma zona de camarotes no recinto do festival que permite experiências coletivas a grupos de amigos ou a pessoal de empresa. Com o auxílio de um vídeo, apresentou-se o cartaz completo dos concertos de abertura dos trios de jazz nacionais e ainda a primeira parte do concerto de Jorge Ben Jor, a 30 de julho, a cargo da cantora e trompetista Jéssica Pina, que vai apresentar ao vivo o seu novo EP, "Vento Novo". Em declarações à nossa rádio, Jéssica Pina revelou estar "muito contente por fazer parte do Cool Jazz, que mostra a história da minha evolução enquanto artista. Foi onde atuei pela primeira vez em nome pessoal e a evolução a que assistiram, desde as Jazz Sessions até ao palco principal com o Jorge Ben Jor, mas acho que é uma grande responsabilidade e estou muito feliz". Jéssica Pina já tinha atuado no Cool Jazz, por três vezes, nas vespertinas Jazz Sessions. "O projeto foi sempre com as mesmas pessoas, mas a evolução foi muito notória". 

 

Após alguns "retrocessos" recentes, como o cancelamento do espetáculo de Lionel Richie (que era um dos nomes fortes do cartaz deste ano), Karla Campos mostra o seu contentamento com o cartaz, que classifica como "de luxo", e o seu orgulho em conseguir recentemente um histórico como o cantor Paul Anka. "É o grande nome que eu queria tentar trazer e não conseguia", disse-nos a diretora da Live Experiences. É com John Legend que o festival deste ano começa. “É um grande nome, foi por aí que começámos. Foi igualmente difícil contratá-lo. Conseguimos mantê-lo sempre", apesar dos adiamentos provocados pela crise sanitária provocada pela pandemia da covid-19.

 

Mimi Froes era outra das artistas presentes na conferência de imprensa nas instalações do município de Cascais com quem falámos. Cabe à jovem cantora portuguesa as honras de abertura do concerto do veterano Paul Anka, a 10 de julho. "É uma responsabilidade mesmo grande e ao mesmo tempo estimulante. Vai ser uma responsabilidade e um desafio muito interessante eu ter que aquecer a malta que vai ver o Paul Anka. Vai ser um desafio de público, que é outro a que estou habituada. Acho que isso vai ser bastante gratificante". Depois de dois anos a ver o palco como uma miragem, 2022 tem tudo para ser especial e decisivo na afirmação de Mimi Froes. "É um concerto que temos vindo a montar. Já o apresentámos em Ponte de Lima, em Braga e em Aveiro. Agora condensado e já rodado, vamos fazer uma abertura à altura do grande Paul Anka". "O meu primeiro trabalho [o EP Vamos Conversar] foi lançado em 2020, o meu segundo [o EP E a Cantar] em 2021, ambos portanto no auge da pandemia. Só agora em 2022 é que começo a pôr cá fora o meu trabalho. Um artista só se consegue sentir realizado quando consegue pôr o seu trabalho em cima do palco e da prática. Nesse sentido, vai ser um ano especial. No fundo, no fundo, [2022] é o meu primeiro ano".

 

Tiago Nacarato também esteve presente nos Paços do Concelho. Depois de já ter sido espectador e músico convidado, desta vez volta ao festival como responsável da sua própria atuação. "Abrir para o Miguel Araújo é sempre algo familiar. Já toquei com ele quatro vezes e é sempre bom reencontrar grandes amigos na estrada. Pisar o palco do Cool Jazz é para mim um privilégio. Já vi concertos maravilhosos nesse mesmo palco: Jacob Collier, Snarky Puppy. Eu já tinha participado num concerto do Salvador Sobral, que vi e foi maravilhoso. Fico muito feliz de me enquadrarem neste contexto. Sinto que é um festival que privilegia a música jazz e que é cool, como o próprio nome indica. Sinto que é um festival que está a apoiar muito a música portuguesa", afirmou à nossa rádio.

 

Quando o autarca Carlos Carreiras tomou a palavra no último dos discursos da conferência de imprensa, recordou o "sofrimento" e o "bloqueio de atividades para os artistas e para a indústria ao vivo" vividos durante a fase mais austera da pandemia. E recordou eventos derivados do Cool Jazz em Cascais, como a Música do Parque, que funcionou ao sabor das mudanças de orientações da Direção-Geral de Saúde. "Voltaremos às emoções fortes e positivas", vaticinou o político.

O programa completo do Cool Jazz de 2022 é este:

2 de julho - John Legend | Murta | Gileno Santana Trio
10 de julho – Paul Anka | Mimi Froes | Aníbal Zola
21 de julho - Yann Tiersen | Quinquis | Mateus Saldanha Trio
23 de julho - Miguel Araújo convida Rui Veloso | Tiago Nacarato | Diogo Alexandre
27 de julho - Diana Krall | Frankie Chavez & Peixe | Hugo Lobo
28 de julho – Jordan Rakei | Moses Boyd | João Espadinha
30 de julho - Jorge Ben Jor | Jéssica Pina | Francisco Gomes Trio