Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
12 maio 2022, 10:01
Partilhar

Eurovisão: segunda meia-final é esta noite

Eurovisão: segunda meia-final é esta noite
DR - Eurovision
Agência Lusa
12 maio 2022, 10:01
18 países competem por dez lugares na final de sábado, em Turim.

Dezoito países competem hoje, em Turim, Itália, por dez lugares na final do 66.º Festival Eurovisão da Canção, que decorre no sábado e para a qual Portugal foi selecionado na terça-feira, na primeira meia-final do concurso.

Hoje, estarão em competição, por ordem de apresentação: Finlândia, Israel, Sérvia, Azerbaijão, Geórgia, Malta, São Marino, Austrália, Chipre, Irlanda, Macedónia do Norte, Estónia, Roménia, Polónia, Montenegro, Bélgica, Suécia e República Checa.

Na final, que decorre também em Turim, competem 25 países: dez são escolhidos hoje, durante a segunda meia-final, e outros dez foram selecionados na terça-feira, na primeira semifinal. Há cinco países, os chamados ‘Big Five’ (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e o país anfitrião, Itália), que têm entrada direta na final.

Na primeira meia-final tinham sido selecionados: Portugal, Ucrânia, Suíça, Arménia, Islândia, Lituânia, Noruega, Grécia, Moldova e Países Baixos.

Portugal é representado no Festival Eurovisão da Canção por Maro, que venceu, em março, o Festival da Canção. 'Saudade, Saudade', escrita e interpretada por Maro, foi a canção mais votada tanto pelo júri regional como pelo público na final do concurso.

Itália ganhou o direito de organizar este ano o Festival Eurovisão da Canção, depois de vencer a edição de 2021, nos Países Baixos, com a canção 'Zitti e Buoni', interpretada pelos Måneskin.