Ouça a M80, faça o download da App.
Redação / Agência Lusa
22 maio 2022, 08:37
Partilhar

Taça de Portugal: FC Porto tenta 'dobradinha' diante do estreante Tondela

Taça de Portugal: FC Porto tenta 'dobradinha' diante do estreante Tondela
Redação / Agência Lusa
22 maio 2022, 08:37
A final no Jamor está marcada para as 17h15.

O campeão FC Porto procura hoje chegar à 'dobradinha' na época, com a Taça de Portugal de futebol, numa final diante do Tondela, um estreante que vai a jogo uma semana depois de cair para a II Liga.

Esta final inédita regressa à sua habitual casa, o Estádio Nacional, no Vale do Jamor, depois de duas épocas em que o jogo decisivo foi transferido para o Estádio Cidade de Coimbra, sem público, devido ao contexto da pandemia da covid-19.

Na final de hoje, os 'dragões' procuram conquistar a 18.ª Taça de Portugal do seu historial, o que os deixaria no palmarés à frente do Sporting, que também tem 17, embora ainda distantes do Benfica, que contabiliza 26 taças.

Para a equipa de Sérgio Conceição, quase na máxima força, apenas com Manafá e Uribe com problemas físicos, é também a oportunidade de conquistar a nona dobradinha, depois de ter chegado esta temporada ao 30.º título de campeão.

Do lado 'azul e branco', também poderá ser feita história, por Sérgio Conceição, que se pode tornar o primeiro treinador do FC Porto a alcançar duas 'dobradinhas', depois de em 2019/20 ter cometido idêntica proeza.

Já o Tondela chega a final tão importante com um sentimento dividido: a felicidade de uma presença inédita no 'Jamor', que contrasta com a descida de divisão, consumada na última jornada, após um empate caseiro que o deixou em 17.º.

O Tondela sabe também que garante a presença na Liga Europa se conquistar o troféu.

Nuno Campos, que substituiu em março o treinador espanhol Pako Ayesterán, não contará com Jota Gonçalves, que recupera de lesão grave desde o início da época. 

Até chegarem à final, o FC Porto eliminou o Sintrense (5-0 fora), Feirense (5-1 em casa), Benfica (3-0 em casa), Vizela (3-1 fora) e Sporting (vitórias por 2-1 fora e 1-0 em casa), enquanto o Tondela afastou o Camacha (2-1 fora), Leixões (3-1 casa), Estoril Praia (3-1 casa), Rio Ave (1-0 fora, após prolongamento) e Mafra (3-0 em casa e 1-1 fora). 

A final da 82.ª Taça de Portugal, entre FC Porto e Tondela, realiza-se hoje, em jogo com início às 17:15, e será arbitrada por Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto, que também fará a estreia no Jamor, aos 45 anos.