Ouça a M80, faça o download da App.
Redação / Agência Lusa
22 maio 2022, 08:40
Partilhar

Conceição quer um Porto ?confiante, mas desconfiado? e Tondela diz que vai ?cerrar os dentes? frente aos dragões

Conceição quer um Porto ?confiante, mas desconfiado? e Tondela diz que vai ?cerrar os dentes? frente aos dragões
Redação / Agência Lusa
22 maio 2022, 08:40
Porto e Tondela jogam hoje a final da Taça de Portugal.

Sérgio Conceição apela a FC Porto “confiante, mas desconfiado”

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, apelou ao plantel para que se sinta “confiante, mas desconfiado”, para a final da Taça de Portugal de futebol, perante um Tondela “com valia e boas individualidades”.

“Trabalhamos ao longo da época com esse objetivo de conquistar o máximo de títulos. Conquistámos o principal e amanhã [domingo] temos a possibilidade de entrarmos em campo, dar o nosso melhor e sermos fiéis ao que temos sido durante a época, sempre com uma seriedade incrível. Respeitamos o Tondela, uma equipa com valia e com boas individualidades, que se sente confortável nos jogos a eliminar. Temos de estar confiantes, mas desconfiados”, sublinhou, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro.

No Estádio Nacional, em Oeiras, e após um pequeno passeio da comitiva portista pelo relvado do recinto, Sérgio Conceição realçou que “é sempre especial conquistar títulos e os jogadores merecem a cereja no topo do bolo”, com a ‘dobradinha’ no fim do ano.

“O importante é juntar ao museu mais uma Taça de Portugal e proporcionar à nação portista mais um dia de grande felicidade. Para tal, é preciso entrar em campo, jogar e ganhar. Vai ser muito difícil, temos de ser a equipa que fomos durante a época”, disse.

O FC Porto teve “uma semana normal” de treinos, mesmo depois dos festejos da I Liga, onde o grupo “esteve no limite da sua dedicação”, revelando que treinaram as grandes penalidades, caso a partida se decida “nesses pormenores”, no qual o Tondela é eficaz.

Presente na comitiva, encontra-se o médio colombiano Matheus Uribe, que continua a ser a principal incógnita nos ‘dragões’: “Até ao último momento, vai ser avaliado. Só se estiver a 100% é que vai para o banco ou será titular. No último treino que fez, deu notas positivas. Não é ainda certo, mas temos esperança de que isso possa acontecer”.

Perante um Tondela que, apesar de consumada a descida de divisão na última jornada do campeonato, Sérgio Conceição considera que “vai ser, com certeza, a equipa mais motivada” que o FC Porto vai apanhar, o treinador abordou o seu futuro no comando.

“O treinador tem sempre a mala pronta, ou porque faz as coisas muito bem, ou porque faz resultados negativos e é despedido. O meu foco é o jogo de amanhã [domingo], isso para mim é que é importante. Depois, não sabemos o que acontece. Se tudo correr de maneira normal, tenho dois anos de contrato para cumprir”, expressou o técnico, com 47 anos.

Tondela vai “cerrar os dentes” frente ao FC Porto

O treinador do Tondela, Nuno Campos, assumiu que os seus jogadores vão “cerrar os dentes” em campo, frente ao FC Porto, na final da Taça de Portugal de futebol.

“Temos de aproveitar este jogo como uma grande oportunidade para todos estes jogadores, toda esta estrutura, a envolvência de todos os nossos adeptos e a nossa região e agarrarmo-nos com as duas mãos a tudo isso, cerrar os dentes e ir para o jogo e tentar combater o poderio que sabemos que o FC Porto tem”, assumiu Nuno Campos.

O treinador do Tondela falava em conferência de imprensa de antevisão do jogo da final da Taça de Portugal, frente ao FC Porto, domingo, pelas 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras, juntamente com o defesa Ricardo Alves.

“Nós temos sempre as nossas chances, apesar da equipa do outro lado ser mais forte, mas nós também, se defendermos bem vamos ter as nossas chances”, considerou.

Nuno Campos realçou que ao Tondela compete “ir para este jogo como uma final” e, apesar do favoritismo do FC Porto, “há chances para a outra equipa disputar esta taça” e, por isso, prometeu que a equipa se vai “agarrar a essa chance”.

“Sabemos que defrontamos uma equipa bastante forte, mas também temos do nosso lado uma grande alma, uma vontade enorme de poder disputar este jogo para ganhar e é isso que vamos fazer”, prometeu.

O técnico defendeu que “uma final é um jogo de detalhes, é um jogo também de alguma paciência e de alguma superação” e, por isso, frente ao “poderoso FC Porto”, Nuno Campos admitiu que a sua equipa vai “sofrer” e passar por “momentos difíceis”.

“Mas só com essa superação, só com essa união, só com essa verdadeira equipa podemos estar à altura de disputar a final para ganhar. Qualquer final é decidida em detalhes, qualquer final é decidida por um momento único no jogo e normalmente as finais são muito equilibradas, portanto, estamos preparados para sofrer, mas também estamos preparados para aproveitar as oportunidades que tivermos”, acrescentou.

Nuno Campos lembrou as passagens pelo Jamor, como adepto, como jogador e também como treinador adjunto e, agora, como técnico principal, assumiu que “é um privilégio” e essa foi a mensagem que disse ter passado aos atletas, que “pode ser só uma vez na carreira”.

“Quando entrarmos ali e começarmos a olhar em redor e vermos a envolvência toda do estádio, não há motivação que falhe e nós temos de nos concentrar nas nossas tarefas de forma a conseguir bater-nos com um campeão nacional, que é sempre algo difícil, mas que temos as nossas chances”, reforçou.

O técnico reconheceu ainda o “grande peso” que o seu antecessor, Pako Ayestarán, teve para esta final, uma vez que saiu do Tondela a oito jornadas do final do campeonato, e com a primeira ronda da meia-final para a Taça de Portugal, frente ao Mafra, alcançada, com uma vitória por 3-0.

“Estes jogadores estão cá desde o início, são eles que têm o grande mérito de ter chegado aqui e esta final é para eles usufruírem, mas para eles disputarem”, acrescentou, enquanto destacou a oportunidade que isso representa na vida dos atletas.

Isto, porque, defendeu, “pode mudar a carreira dos jogadores” e, por isso, “a vida é feita de oportunidades e eles têm de a agarrar com unhas e dentes”.

O Tondela terminou esta época a I Liga, à qual chegou em 2015, no 17.º lugar, em zona de despromoção, com 28 pontos, caindo, assim, para a II Liga.

Este domingo, marca presença pela primeira vez na final da Taça de Portugal de futebol, pelas 17:15, no Estádio do Jamor, frente ao FC Porto, num jogo que será arbitrado por Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto.