Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
06 junho 2022, 11:13
Partilhar

'As abelhas são peixe', declarou o tribunal dos Estados Unidos

'As abelhas são peixe', declarou o tribunal dos Estados Unidos
Redação
06 junho 2022, 11:13
Na Califórnia, os insetos não se qualificam para serem considerados espécies em vias de extinção. A Califórnia decidiu reclassificar as abelhas.

Quatro espécies de abelhas foram reclassificadas como peixe no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA) para poderem ser consideradas espécies em vias de extinção. 

O tribunal da Califórnia decretou esta reclassificação na passada terça-feira, dia 31, reaproveitando a definição legal existente. Atualmente, a definição legal de peixe na Califórnia já inclui moluscos, anfíbios e invertebrados. Perante isto, o tribunal da Califórnia considerou que 'a definição de peixe não devia estar apenas limitada aos seres invertebrados aquáticos.' 

O tribunal salientou ainda que 'reconhecemos que a definição é ambígua, mas também reconhecemos que não estamos a fazer a interpretação da definição às cegas.' 

As quatro espécies de abelhas são agora protegidas pela Comissão de Peixe da Califórnia como plantas e animais em risco, com o objetivo de proteger os insetos da importação, exportação, posse, compra ou venda.   

Esta decisão deixou grupos de agricultores incrédulos e insatisfeitos, em particular a Almond Alliance da Califórnia, uma vez que usam pesticidas prejudiciais às abelhas.