Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
08 junho 2022, 12:03
Partilhar

Museu do Louvre acolhe pinturas portuguesas

Museu do Louvre acolhe pinturas portuguesas
Redação
08 junho 2022, 12:03
O museu acolhe pinturas portuguesas do século XV e XVI.

Uma das exposições mais aguardadas do tempo das cruzadas franco-portuguesas abre na sexta-feira (10 de junho) no Museu do Louvre, em Paris. Esta exposição conta com treze obras da pintura portuguesa dos séculos XV e XVI com o objetivo de lembrar a importância deste período da arte portuguesa.

Charlotte Chastel-Rousseau, conservadora de pintura hispânica do Museu do Louvre e comissária da exposição "A idade de ouro do Renascimento português" disse que "é um verdadeiro evento e estamos muito reconhecidos ao Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) de ter feito viajar estes tesouros, porque são tesouros nacionais, porque é uma maneira única de conhecer esta pintura portuguesa em França e espero que as pessoas percebam a importância desta pintura quando virem estas obras."

A exposição foi inaugurada formalmente por António Costa, acompanhado pela ministra da Cultura francesa, Rima Abdul Malak, na terça-feira, mas a abertura ao público será no dia 10 de junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Esta exposição decorre até 10 de setembro.

Nesta exposição estarão obras de Nuno Gonçalves, Jorge Afonso, Cristóvão de Figueiredo e Frei Carlos ou Gregório Lopes.

Charlotte Chastel-Rousseau acrescenta ainda que "a pintura portuguesa deste período não é conhecida em França. Há muitas razões por isso, desde logo a destruição do património no terramoto de 1755, que destruiu não só as obras, mas também os arquivos tornando muito difícil o estudo da arte portuguesa. Há também a questão da secularização dos mosteiros que levou a que a pintura que estava nesses sítios passasse diretamente às academias de belas artes e depois museus nacionais."

Os 13 quadros presentes no Museu do Louvre vieram todos do MNAA, com Joaquim Caetano que considera que devido à escassez de obras no mercado de arte esta é uma boa oportunidade para mostrar a arte portuguesa.