Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
24 junho 2022, 10:30
Partilhar

Alexa poderá imitar a voz de parentes mortos

Alexa poderá imitar a voz de parentes mortos
Redação
24 junho 2022, 10:30
A Amazon está a apostar no desenvolvimento de replicação de vozes.

E se pudesse voltar a ouvir a voz dos seus familiares que já não estão vivos? O recurso, revelado na conferência Re:Mars da Amazon em Las Vegas, está em desenvolvimento e permite que o assistente virtual imite a voz de uma pessoa específica em menos de um minuto de gravação fornecida. 

Rohit Prasad, vice-presidente sénior e cientista-chefe da Alexa disse, no evento que ocorreu na passada quarta-feira, que o desejo por trás do recurso era aumentar a confiança nas interações que os utilizadores têm com a Alexa, colocando mais "atributos humanos de empatia e afeto".

Prasad afirmou que "esses atributos tornaram-se ainda relevantes durante a pandemia, quando muitos de nós perdemos aqueles que amamos" e "embora a Inteliência Artificial (AI) não possa eliminar a dor da perda, ela pode definitivamente fazer com que as memórias durem."

Num vídeo lançado pela Amazon para promover o produto, uma criança pediu à Alexa se a avó podia acabar de ler o livro "O Feiticeiro de Oz?". A Alexa acedeu ao pedido e mudou para outra voz, imitando assim a voz da avó da criança.