Ouça a M80, faça o download da App.
Redação / Agência Lusa
27 junho 2022, 16:28
Partilhar

Serra de Sintra com acesso interdito ao trânsito devido ao elevado risco de incêndio

Serra de Sintra com acesso interdito ao trânsito devido ao elevado risco de incêndio
RODRIGO ANTUNES / LUSA
Redação / Agência Lusa
27 junho 2022, 16:28
Circulam apenas veículos de socorro, de emergência e da Proteção Civil.

O perímetro florestal sul da serra de Sintra, no distrito de Lisboa, foi encerrado esta segunda-feira ao trânsito devido ao elevado risco de incêndio, circulando apenas veículos de socorro, de emergência e de Proteção Civil, anunciou a câmara municipal.

"Atendendo às condições meteorológicas adversas verificadas e ao elevado risco de incêndio florestal, foram encerradas hoje, 27 de junho, as seis cancelas existentes no perímetro florestal sul da serra de Sintra", informou a Câmara Municipal de Sintra, presidida por Basílio Horta (PS), acrescentando que dentro da área de interdição se encontram os acessos ao Santuário da Peninha e Convento dos Capuchos.

A serra de Sintra localiza-se nos concelhos de Sintra e Cascais, mas as interdições de acesso de circulação registam-se apenas na área do município sintrense.

Desde 2019 que a câmara municipal decide cortar o trânsito sempre que se regista elevado risco de incêndio.

As seis cancelas existentes no perímetro florestal sul da serra de Sintra "foram acionadas e estes acessos permanecem encerrados enquanto se mantiver a situação de risco de incêndio elevado", indicou a autarquia, referindo que o encerramento pode ser prolongado, além do dia de hoje.

De acordo com a Câmara Municipal de Sintra, as zonas de acesso interdito são o cruzamento da Azóia; o caminho da Urca/Pedras Irmãs; o cruzamento dos Capuchos - acesso ao Monge; o cruzamento dos Capuchos - acesso ao cruzamento da Portela; o cruzamento da Portela - acesso ao cruzamento dos Capuchos; e o cruzamento da Portela - acesso à Azóia.

Durante o período de encerramento do trânsito de acesso à serra de Sintra, "continuam a poder circular veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil", realçou a autarquia.