Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
05 julho 2022, 10:42
Partilhar

Seca: Carrazeda de Ansiães pondera corte de água à noite

Seca: Carrazeda de Ansiães pondera corte de água à noite
Redação
05 julho 2022, 10:42
O nível de água da albufeira de Fonte Longa está nos 25%, o que garante o abastecimento da população só até outubro.

O concelho de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, está numa situação crítica por causa da seca e, por isso, o município já estuda várias medidas, incluindo o possível corte de água durante a noite na vila.

O nível de água da albufeira de Fonte Longa, que serve para abastecer Carrazeda de Ansiães, está nos 25%, o que garante o abastecimento da população só até outubro.

Perante a situação, o município transmontano "elaborou o plano de contingência e emergência", refere o presidente da autarquia, João Gonçalves.

Além da possível suspensão do abastecimento de água durante a noite, o presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães refere ainda que está a ser ponderado o aumento de tarifário para quem consome mais água, bem como o respectivo transporte de água através de camiões-cisterna de outros locais de abastecimento.

As medidas estão a ser avaliadas pela autarquia em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, sendo que as decisões só deverão ser conhecidas dentro de duas semanas.

Entretanto, já começou a ser feita uma campanha de sensibilização junto da população para a promoção do uso eficiente da água.