Ouça a M80, faça o download da App.
Redação / Agência Lusa
18 agosto 2022, 13:12
Partilhar

Ucrânia: Turquia poderá propor cessar-fogo e mediar encontro Zelensky-Putin

Ucrânia: Turquia poderá propor cessar-fogo e mediar encontro Zelensky-Putin
Associated Press - AP
Redação / Agência Lusa
18 agosto 2022, 13:12
A notícia é avançada pela agência russa TASS, que cita uma televisão turca.

O Presidente da Turquia poderá propor hoje, nas conversações de Lviv, um cessar-fogo na Ucrânia e a sua mediação para um encontro entre os líderes ucraniano e russo, noticiou a agência russa TASS, citando uma televisão turca.

Recep Tayyip Erdogan chegou hoje a Lviv, uma cidade na zona ocidental da Ucrânia, onde se vai reunir com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e com o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Citando o canal turco NTV, a agência oficial russa disse que Erdogan também poderá propor a mediação de Ancara para a troca de prisioneiros de guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

Segundo a TASS, “Erdogan também planeia oferecer-se para retomar o processo de negociação de Istambul e fazer da Turquia uma plataforma para uma reunião entre os presidentes da Rússia e da Ucrânia”.

Segundo fontes governamentais citadas pela NTV, Erdogan manifestará igualmente o seu apoio à extensão do acordo que permitiu retomar a exportação de cereais ucranianos que ficaram bloqueados pela guerra, iniciada em 24 de fevereiro.

Trata-se da primeira visita de Erdogan à Ucrânia desde a invasão russa.

O Presidente turco tinha visitado a Ucrânia em 03 de fevereiro deste ano, semanas antes do início da guerra.

Segundo a TASS, Erdogan vai reunir-se primeiro com Zelensky, seguindo-se um encontro dos dois chefes de Estado com António Guterres.

A ONU é uma das partes do acordo que permitiu retomar a exportação de cereais ucranianos, alcançado no final de julho, sob mediação turca.

O centro de inspeção dos navios está localizado em Istambul.