Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
27 setembro 2022, 11:38
Partilhar

Roger Waters escreve carta aberta a Putin

Roger Waters escreve carta aberta a Putin
Associated Press
Redação
27 setembro 2022, 11:38
Músico muda de destinatário no seu pedido para a paz na Ucrânia.

Depois de várias críticas ao países do Ocidente e de duas cartas abertas à primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, Roger Waters escreve desta vez uma carta aberta ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, com o mesmo pedido: a obtenção da paz naquela zona geográfica.

Roger Waters começa logo o texto publicado no Facebook por falar da invasão da Federação Russa à Ucrânia, a 24 de fevereiro. "Tenho sido desafiado de forma crescente para lhe escrever, por isso aqui vai. Primeiro, será que gostaria de terminar esta guerra? Se respondesse a dizer 'sim, por favor', isso tornaria as coisas muito mais fáceis. Se afirmar que a 'Federação Russa não tem qualquer interesse territorial além da segurança das populações russófonas da Crimeia, Donetsk e Lubansk', isso ajudaria também.

Roger Waters aproveita uma das preocupações de parte do mundo sobre Putin para o questionar: "sei que algumas pessoas acham que quer dominar toda a Europa, a começar pela Polónia e os países do Báltico. Se isso for verdade, vá-se lixar".

Nesta carta aberta ao líder russo, o ex-músico dos Pink Floyd deixa algumas farpas aos países do Ocidente. "Bem sei que os Estados Unidos e a NATO invadiram países soberanos sem pestanejar, ou por alguns barris de petróleo, mas isso não significa que tenha que fazer o mesmo. A sua invasão à Ucrânia apanhou-me completamente de surpresa, tornou-se numa guerra hedionda de agressão, provocada ou não". E lembrou o "jogo nuclear perigoso" dos países do Ocidente.

As posições recentes de Roger Waters, vistas como de abdicação de crítica à Rússia neste conflito bélico, levaram a Polónia a banir os concertos do cantor britânico no país, havendo ainda a possibilidade de ser declarado como 'persona non grata' pelas autoridades de Varsóvia.

Relembre-se que a próxima digressão europeia de Roger Waters passa por Lisboa, com concerto marcado para a Altice Arena, a 17 de março.