Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
27 setembro 2022, 11:50
Partilhar

Justiça espanhola ordena: Shakira vai mesmo a tribunal

Justiça espanhola ordena: Shakira vai mesmo a tribunal
Associated Press
Redação
27 setembro 2022, 11:50
A artista colombiana é acusada de ter defraudado o Estado espanhol em 14,5 milhões de euros.

Shakira terá mesmo de ir a julgamento para se defender das acusações de fraude fiscal. A cantora colombiana é acusada de ter defraudado o Estado espanhol em 14,5 milhões de euros, ao evitar o pagamento de impostos sobre o rendimento e sobre o património entre 2012 e 2014. Esta terça-feira, 27 de setembro, o El País noticia que foi emitida uma ordem judicial para avançar com o julgamento, depois de terem fracassado as negociações entre o Ministério Público espanhol e a equipa de defesa da cantora. 

Ainda de acordo com o jornal espanhol, a ordem foi emitida pela juíza Ana Duro, do Tribunal de Primeira Instância e Instrução de Esplugues de Llobregat (Barcelona), uma vez que estão reunidos todos os documentos quer da acusação quer da defesa

A juíza acrescenta que o próximo passo será a marcação da data da audiência que terá lugar no Tribunal de Barcelona. A ordem judicial refere que Shakira continuará em liberdade até ao julgamento.  

O processo remonta a 2018 e foi instaurado contra Shakira e o assessor fiscal da artista nos Estados Unidos. Ambos foram acusados de seis crimes contra a Agência Estatal de Administração Tributária, ao terem alegadamente elaborado um "plano" para "fugir" ao pagamento do imposto de renda e do imposto sobre o património com o recurso a sociedades radicadas em paraísos fiscais que eram formalmente os titulares dos bens de Shakira.

O Ministério Público espanhol sustenta que a cantora "canalizou os movimentos de capital gerado com a sua atividade profissional", através de empresas sediadas nas Ilhas Virgens britânicas, as Ilhas Caimão, Malta, Panamá e Luxemburgo.

No passado mês de julho, os advogados de Shakira desistiram de chegar a acordo com a justiça espanhola depois de um período de negociações para que fosse reduzida a pena de prisão de oito anos que é pedida formalmente pelo Ministério Público. Na altura, a artista acusou o Ministério Público espanhol de ser "intransigente" e de estar a usar "meios impróprios de pressão". Numa entrevista recente à publicação Elle, a cantora voltou a sublinhar que está inocente. Shakira garantiu que as acusações são falsas e que pagou tudo o que alegam estar a dever mesmo antes de ter sido acusada. "Estou confiante que tenho provas suficientes para defender-me. Acho que a justiça vai prevalecer a meu favor", referiu. 

Além da pena de prisão de oito anos, o Ministério Público espanhol pede ainda uma indemnização de 23,7 milhões de euros.