Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
27 setembro 2022, 13:14
Partilhar

Governo apresenta plano de poupança de energia. Menos luzes e rega. Mais teletrabalho

Governo apresenta plano de poupança de energia. Menos luzes e rega. Mais teletrabalho
Redação
27 setembro 2022, 13:14
Menos luzes nas montras, regras para o ar condicionado e mais teletrabalho entre as medidas recomendadas.

Menos luzes, redução na utilização do ar condicionado, menos regas e mais teletrabalho.

Estas são algumas das recomendações do Plano de Poupança de Energia 2022-2023, publicado esta terça-feira, em Diário da República, e que contém mesmo medidas de carácter obrigatório, e são transversais ao setor público e privado.

O Governo quer mais portugueses em teletrabalho, redução das luzes em montras de lojas, promoção da luz natural em espaços públicos e regulação das temperaturas em espaços com ar condicionado, para se aproximarem mais da temperatura ambiente.

Existem ainda recomendações para a redução do consumo de energia em complexos desportivos, ginásios e piscinas, combate ao desperdício de água na rega de espaços exteriores e redução de iluminação interior e exterior.

É feita a recomendação para a produção local de eletricidade a partir de fontes de energia renovável e práticas de recursos humanos que permitam a redução dos consumos energéticos, bem como a criação de reservas estratégicas de água em albufeiras associadas a aproveitamentos hidroelétricos. 

A nível económico, o executivo pretende acelerar a construção das infraestruturas, no Porto de Sines, que permitam a trasfega de gás natural liquefeito entre navios, para efeitos de exportação. 

Os preços da energia em toda a União Europeia dispararam após a invasão da Rússia à Ucrânia, a 24 de fevereiro deste ano. A Comissão Europeia instou os Estados-membros a adotarem medidas de poupança de energia, para fazer face ao próximo inverno.