Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
04 outubro 2022, 12:47
Partilhar

Depeche Mode: a vida continua com novo álbum

Depeche Mode: a vida continua com novo álbum
DR - em Berlim, 4 de outubro de 2022
Redação
04 outubro 2022, 12:47
"Memento Mori" sai em março. Segue-se uma digressão que não passa por Portugal.

Os Depeche Mode anunciaram há pouco em Berlim, em conferência, que vão lançar um novo álbum, de título "Memento Mori", no final de março de 2023.

O grupo vai continuar como dupla - o compositor e instrumentista Martin Gore e o vocalista Dave Gahan - depois da morte de Andy Fletcher este ano. Os Depeche Mode estão ainda a trabalhar no novo disco, a que faltam as misturas - adiantou Martin Gore.  

O grupo de synth-pop inglês começou a trabalhar naquele que vai ser o 15º álbum de estúdio há já dois anos, durante a pandemia, e ainda com Andy Fletcher vivo e envolvido.

Dave Gahan e Martin Gore juntaram-se pela primeira vez em estúdio em julho deste ano, dois meses depois da morte de Andy Fletcher. A ideia do título "Memento Mori" partiu de Martin Gore, sobre a consciência “de que todos vamos morrer”, curiosamente pouco tempo antes do falecimento de Fletcher.

"Sentimos a falta do Andy no momento das decisões", reconhece Martin Gore, que sentiu a sua ausência em várias situações, incluindo mais mundanas, como a proibição de fumar no estúdio por que Fletcher zelava. "Vai estar presente em estúdio, a julgar-nos", vaticinou Dave Gahan, para quem não faz sentido tentar substituir. "Isso seria impossível".

A gravação das músicas de "Memento Mori" tem passado pelos estúdios domésticos de Martin Gore e por estúdios de Los Angeles, sem nunca estar envolvido o produtor Rick Rubin, como se perguntou.

O habitual colaborador Anton Corbijn está a trabalhar no design visual do álbum e nas fotografias do agora duo.

Esta ocasião serviu também para se anunciar a próxima digressão dos Depeche Mode em 2023, que começa na América do Norte e depois passa pela Europa, incluindo no festival Primavera Sound, em Barcelona, num itinerário extensivo em que Portugal não está incluido. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Depeche Mode (@depechemode)

 

Houve várias perguntas na assistência a Dave Gahan e a Martin Gore. Sobre a ação dos Depeche Mode neste contexto de guerra na Ucrânia, Dave Gahan reconhece que o papel da banda é "tentar unir as pessoas à nossa escala e levar-lhes alguma alegria" e não muito mais do que isso. Depois, quando se lhes perguntou por um registo unplugged, surgiu o momento de humor, da parte de Dave Gahan: "não conseguimos fazer unplugged, somos uma banda eletrónica".