Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
21 outubro 2022, 12:24
Partilhar

Município de Miranda do Douro vai investir 565 mil euros num projeto de reflorestação

Município de Miranda do Douro vai investir 565 mil euros num projeto de reflorestação
Site oficial Câmara Municipal de Miranda do Douro
Redação
21 outubro 2022, 12:24
O objetivo do projeto "8000 habitantes = 8000 árvores, reflorestar o concelho de Miranda do Douro" é promover a sustentabilidade de bens e serviços do ecossistema.

O município de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, vai implementar o projeto de reflorestação de áreas ardidas e baldios com 8.000 árvores, num investimento previsto de 565 mil euros, foi hoje anunciado.

Em comunicado, aquela autarquia do Planalto Mirandês indica que "este é um projeto que pretende promover a sustentabilidade de bens e serviços do ecossistema, fomentando a biodiversidade e aumentando a resiliência dos territórios face aos riscos e às adversidades, nomeadamente na prevenção e controlo do aparecimento de espécies invasoras".

O projeto denominado "8000 habitantes = 8000 árvores, reflorestar o concelho de Miranda do Douro", será financiado na sua totalidade por fundos comunitários e foi aprovado em reunião de câmara, na segunda-feira.

"Através deste projeto, o município pretende ainda adensar e recuperar áreas ambientalmente sensíveis e suscetíveis à desertificação para que sirvam não só o desenvolvimento social e a atração turística, mas também a conservação e sustentabilidade de uma biodiversidade resiliente ao aumento de temperatura e à falta de água, capaz de fornecer retornos económicos", indica a mesma fonte.

Segundo a autarquia transmontana, o projeto, para além de ser uma fonte de bens como madeira, fibras e alimentos, vai promover o emprego e o rendimento, ao mesmo tempo que aumenta áreas de recreio e lazer, e contribui para a saúde e bem-estar social.

"Este projeto demonstra na prática que é possível conservar, restaurar e usar a natureza de forma sustentável, e, em simultâneo, dar resposta a outras necessidades da sociedade", frisa a mesma nota enviada à Lusa.