2023 terá cinco fins de semana prolongados e (pelo menos) quatro pontes
Em 2023 há cinco fins de semana prolongados e a possibilidade de fazer pelo menos quatro pontes, isto sem contar com o Dia de Carnaval (onde habitualmente é decretada tolerância de ponto) e com os feriados municipais.
O dia de Ano Novo vai ser a um domingo, e no mês seguinte, a terça-feira de Carnaval celebra-se a 21 de fevereiro.
Apesar de não ser um feriado obrigatório estipulado por lei, o Governo tem vindo a decretar tolerância de ponto para a função pública. Poderá conseguir mais um fim de semana prolongado caso faça ponte na segunda-feira, 20 de fevereiro.
Se está no setor privado também poderá ser possível se no seu contrato coletivo de trabalho estiver previsto direito a descanso na terça-feira de Carnaval.
Janeiro 2023
Fevereiro 2023
Março 2023
Abril vai contar com o habitual fim de semana prolongado, a Sexta-feira Santa, 7 de abril, sendo o domingo de Páscoa celebrado a 9 de abril.
O 25 de abril - Dia da Liberdade - vai calhar a uma terça-feira, surgindo aqui uma possibilidade de ponte para gozar um fim de semana alargado de quatro dias.
Poucos dias depois, mais um fim de semana prolongado, o Dia do Trabalhador, 1 de maio, é uma segunda-feira.
Este 2.º trimestre do ano termina com aquele que é, normalmente, o mês mais recheado de feriados e possibilidades de pontes.
Pode conseguir um fim de semana alargado de quatro dias, caso faça ponte na sexta-feira, dia 9 de junho, uma vez que na véspera, 8 de junho, é feriado religioso do Corpo de Deus.
O Dia de Portugal, 10 de junho, será a um sábado.
Nos locais onde se festeja o Santo António, 13 de junho, terça-feira, há possibilidade de fim de semana prolongado caso tire um dia de férias na segunda-feira.
O São João, 24 de junho, que é o santo padroeiro celebrado em mais regiões do país será num sábado. O Dia de São Pedro, 29 de junho, é uma quinta-feira.
Abril 2023
Maio 2023
Junho 2023
Julho 2023
Agosto 2023
Setembro 2023
O dia da Implantação da República, 5 de outubro, será assinalado numa quinta-feira dando hipótese de fazer ponte na sexta-feira para ter um fim de semana alargado.
Em novembro, o Dia de Todos os Santos será a meio da semana, numa quarta-feira.
O ano de 2023 termina “em cheio” com três fins de semana prolongados. A Restauração da Independência, 1 de dezembro, é uma sexta-feira, na semana seguinte, o Dia da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro, também sexta-feira e por fim o Natal que será celebrado numa segunda-feira.