Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
11 novembro 2022, 12:29
Partilhar

Ana Moura já abriu as portas de "Casa Guilhermina", o novo disco

Ana Moura já abriu as portas de "Casa Guilhermina", o novo disco
Facebook Oficial Ana Moura
Redação
11 novembro 2022, 12:29
Um disco. Um gesto de liberdade. Uma homenagem à avó materna da cantora. "Casa Guilhermina" é agora do mundo.

Ana Moura mostrou hoje, 11 de novembro, o disco "Casa Guilhermina". É o álbum que assinala a nova fase que a cantora abraçou como artista e que, segundo o comunicado de imprensa que apresenta o álbum, se "traduziu em liberdade, criatividade e numa visão fresca para o caminho que sempre trilhou". 

Ana Moura, que se estreia como letrista, criou o disco em casa, durante a pandemia. Uma construção cuidada que contou com uma mão-cheia de aliados: Pedro da Linha, Conan Osíris, Pedro Mafama, André Moreira e Mário Costa, João Bessa, Manecas Costa e Paulo e Kiari Flores, João Ferreira, Betinho Feijó, Ângelo Freire, Luís Estudante, Tó Serrão, Mike Scott e Pedro Soares. Nos cantos da casa de Ana Moura, há sonoridades de diversos recantos culturais. "'Casa Guilhermina' mistura o fado e o semba, a morna e a kizomba, o samba e o choro, o morro e a pista, o passado e o futuro". 

"A ideia inicial foi estar livre, para poder compor sem amarras, ou seja, sem sentir que só devia recorrer a determinados elementos fadistas. A ideia foi juntar-me com os produtores que escolhi [Pedro da Linha, Pedro Mafama, Conan Osíris e João Bessa] e podermos estar a compor livremente, em minha casa, na altura da pandemia, e acabou por resultar um disco que reúne tantas sonoridades musicais", disse Ana Moura em declarações à Lusa. 

"Estreio-me como letrista, até agora só tinha feito melodias, sempre julguei que não tinha capacidades para escrever, mas surgiu de uma forma muito espontânea. Comecei a escrever uma história muito íntima e depois tornou-se tão especial, que me deu vontade em aventurar-me a escrever outras", acrescentou.

'Mázia' é uma das canções que escreveu, além de 'Sozinha lá Fora' ou 'Minha Mãe'. A letra de 'Arraial Triste' foi composta a meias com Pedro Mafama, sendo a música uma coautoria com Pedro da Linha. Ainda com Pedro Mafama, Ana Moura assina 'Jacarandá'. 'Trigo' e 'Colheita', também da autoria de Ana Moura, foram vestidas com a música de Conan Osíris.


"Abrir as portas de casa é abrir as portas da alma e convidar alguém a entrar. É aceitar que os segredos que aí habitam só existem para serem partilhados: sonhos, desejos, ideias, pensamentos - tudo isso existe dentro da casa, arrumado nas canções", diz a nota de apresentação do disco enviada à imprensa.

"Abrir as portas e as janelas da 'Casa Guilhermina' é também o acto que finalmente liberta essas canções, para que possam partir ao encontro de quem delas precisa. As canções, como as andorinhas, têm asas", continua a descrição do novo álbum da "renascida Ana Moura" que, no ato do processo artístico, honra as "diferentes tradições que a formaram" sem largar a mão do presente e do que avista para o futuro.  


"O verdadeiro coração independente de Ana Moura bate agora com mais força num álbum que tem um mundo inteiro dentro. Tem dolência do fado e ritmo dos nossos folclores, tem o calor de África e do Brasil e os diferentes balanços tropicais que fazem ondular essas latitudes. Tem a cultura popular das ruas e vielas, a modernidade eletrónica dos estúdios que projectam as cidades no futuro, tem matéria para pistas de dança, para auscultadores, para ouvir ao acordar ou para dançar noite dentro.

Tem palavras que são retratos íntimos, feitas das ideias que a artista há tanto tempo acalentava", acrescenta a nota sobre o disco que, a partir de hoje, é do mundo. 


O novo álbum, que chega como homenagem à avó materna da fadista, Guilhermina, já está disponível nas lojas e plataformas digitais. Também hoje, 11 de novembro, Ana Moura vai oferecer um showcase, em Lisboa, para mostrar ao público as novas canções. 

O início da atuação, com entrada gratuita, está marcado para as 19h00, na faixa dos Armazéns do Chiado. No fim do showcase, a cantora e compositora vai estar presente numa sessão de autógrafos na loja FNAC. 

Em janeiro, Ana Moura vai mostrar "Casa Guilhermina" a uma série de cidades europeias: 

8 Janeiro - Berlim, Alemanha
20 Janeiro - Amesterdão, Países Baixos
26 Janeiro - Londres, Reino Unido
27 Janeiro - Paris, França