Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
26 novembro 2022, 15:15
Partilhar

Morreu Fernando Gomes, bibota de ouro

Morreu Fernando Gomes, bibota de ouro
Redação
26 novembro 2022, 15:15
Fernando Gomes, bibota de ouro e maior goleador do FC Porto, faleceu este sábado, aos 66 anos.

Fernando Gomes morreu aos 66 anos, vitima de doença prolongada.

O bibota de ouro lutava contra um cancro no pâncreas desde outubro de 2019 e esteve recentemente internado depois de sofrer um AVC.

Fernando Gomes foi por seis vezes o melhor marcador do Campeonato Nacional, e vencedor de duas Botas de Ouro do jornal France Football, que premeiam o melhor artilheiro de todos os campeonatos da Europa.

Natural da cidade do Porto, Gomes iniciou a carreira de dragão ao peito em 1974. Entre 1976/77 e 1978/79 conquistou por três vezes a «Bola de Ouro» e foi bicampeão nacional. Dois anos depois foi contratado pelos espanhóis do Sporting Gijón pela exorbitante quantia de 60 milhões de pesetas, uma das maiores transferências do mundo na altura.

Também deixou marca ao serviço da Seleção Nacional. Fernando Gomes jogou 48 vezes e marcou 13 golos, tendo disputado a fase final do Euro 84 e o Mundial do México em 1986.


O antigo avançado e histórico do Futebol Clube do Porto tinha 66 anos. 

O emblema azul e branco escreve no site oficial que "O FC Porto está de luto pela perda de uma das maiores figuras da sua história e endereça as mais sentidas condolências à família, aos amigos e a todos os admiradores de Fernando Gomes".