Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
08 dezembro 2022, 12:47
Partilhar

Luis de La Fuente é o novo selecionador de Espanha

Luis de La Fuente é o novo selecionador de Espanha
Associated Press
Agência Lusa
08 dezembro 2022, 12:47
Técnico que orientava até agora os sub-21 irá ocupar o cargo deixado vago por Luis Enrique.

O treinador Luis de la Fuente, até agora selecionador de Espanha de sub-21, vai comandar a seleção principal espanhola, sucedendo a Luis Enrique, anunciou hoje a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

Luis de la Fuente, de 61 anos, integra os quadros federativos desde 2013, após ter começado a carreira de treinador na formação e na equipa B do Athletic Bilbau, tendo conquistado os títulos europeus de sub-19, em 2015, e sub-21, em 2019.

"A RFEF elegeu Luis de la Fuente como novo selecionador nacional. O diretor desportivo, José Francisco Molina, apresentou um documento ao presidente, Luis Rubiales, no qual recomenda a eleição do treinador, até agora selecionador de sub-21, para liderar a nova etapa que começa depois do Mundial2022, que decorre no Qatar", detalha a federação.

O anuncio da promoção de Luis de la Fuente ocorre pouco depois de a RFEF ter confirmado a saída de Luis Enrique, cujo contrato vigorava até ao Mundial2022.

"A RFEF quer agradecer o trabalho de Luis Enrique e de toda a sua equipa técnica à frente da seleção nacional durante os últimos anos", lê-se no comunicado hoje divulgado pelo organismo, dois dias depois da eliminação no Mundial2022.

A Espanha foi afastada do Campeonato do Mundo por Marrocos, adversário de Portugal nos quartos de final, após o empate 0-0 no tempo regulamentar e no prolongamento, desfeito no desempate através de grandes penalidades (3-0).

Luis Enrique, de 52 anos, chegou à 'roja' em julho de 2018, quando sucedeu a Fernando Hierro, numa experiência que interrompeu durante cinco meses, devido a problemas familiares, em 2019.

O asturiano, que já treinou as equipas do FC Barcelona, FC Barcelona B, Roma e Celta de Vigo, levou a seleção espanhola a duas 'final four' da Liga das Nações, tendo perdido a final frente à França em 2021, e às meias-finais do Euro2020, quando 'caiu' diante da Itália, por 4-2 nas grandes penalidades, depois da igualdade 1-1.

"A RFEF deseja energicamente a melhor das sortes a Luis Enrique e à sua equipa de trabalho nos seus futuros projetos profissionais. O técnico leva o carinho e a admiração dos seus colaboradores na seleção e em toda a federação, que será sempre a sua casa", remata o organismo que tutela a modalidade em Espanha.

Luis de la Fuente era defesa esquerdo no Athletic Bilbau que se sagrou bicampeão em 1982/83 e 1983/84, tendo ainda envergado as camisolas de Sevilha e Alavés.

O novo selecionador vai ser apresentado oficialmente na segunda-feira, tendo a estreia prevista para março, quando arrancar a qualificação para o Euro2024, que vai ser disputado na Alemanha. 

A 'roja' integra o Grupo A juntamente com Geórgia, Chipre, Noruega e Escócia. 

Mais Notícias