Ouça a M80, faça o download da App.
Paulo Rico
18 dezembro 2022, 16:24
Partilhar

Argentina campeã do Mundo em final de loucos

Argentina campeã do Mundo em final de loucos
AP - Manu Fernandez
Paulo Rico
18 dezembro 2022, 16:24
Depois de 2-2 no final dos 90 minutos e de 3-3 no final do prolongamento, a seleção da América do Sul venceu no desempate por grandes penalidades, por 4-2.

Numa final que vai ficar para a história como uma das mais emocionantes, a Argentina venceu a França e sagrou-se, pela terceira vez, campeã do Mundo.

Num jogo que valia o terceiro título mundial para qualquer das seleções, levou a melhor a seleção azul celeste, depois de uma primeira parte superior, não surpreendendo o resultado de 2-0 ao intervalo, com golos de Messi (gp) e de Di Maria, aos 23 e 36 minutos, respetivamente.

Os franceses melhoraram no arranque da segunda parte mas só à entrada dos últimos dez minutos entraram verdadeiramente na discussão do resultado e logo em dose dupla. De grande penalidade, Mbappé marcou aos 80 e no minuto seguinte voltou a faturar, com um remate potente à entrada da área. Até final do jogo, estiveram melhor os gauleses, mas a decisão seguiu mesmo para prolongamento.

 

 

Só na segunda parte do tempo-extra, o marcador voltou a funcionar, com Messi a bisar. Estavamos no minuto 108, mas não estava ainda fechado o resultado. Também de castigo máximo, Mbappé fez o 3-3, aos 118 minutos, e levou o jogo para o desempate de grandes penalidades, mesmo com Kolo Muani ter desperdiçado a possibilidade de ser herói em cima do minuto 120.

No desempate de grandes penalidades, mais eficaz a Argentina, que marcou 4 em 4, enquanto a França falhou dois castigos máximos.

 

A Argentina entrou no Mundial a perder (1-2 com Arábia Saudita) mas saiu com a tão desejada conquista do Mundial, 36 anos depois do último título, que teve Maradona como ator principal. Desta vez, ficará para a história a última dança de Messi em Mundiais, aos 35 anos, candidatando-se à oitava bola de ouro da carreira.

Mais Notícias