Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
20 janeiro 2023, 15:26
Partilhar

Måneskin nos lançamentos da semana

Måneskin nos lançamentos da semana
Damiano David, dos Måneskin, no Lollapalooza Amy Harris/Invision/Associated Press
Redação
20 janeiro 2023, 15:26
Novos discos também de John Cale, Mac DeMarco e Ladytron.

Esta sexta-feira é o primeiro dia robusto do ano em lançamentos discográficos. Um dos álbuns mais badalados a ser publicado hoje é o dos italianos Måneskin, "Rush!", o primeiro longo de estúdio lançado após a vitória do Festival da Eurovisão em 2021. A excêntrica formação romana ganha um reforço de canções para a renovação do seu sucesso internacional. A balada 'If Not for You' é uma das raras faixas em que as guitarras elétricas estão mais controladas. 

 

Nesta sexta-feira, sai o primeiro álbum em sete anos do veterano galês John Cale, "Mercy", que é um observatório ao mundo que o rodeia: mudanças climáticas, ascensão da extrema-direita, a antiga presidência de Donald Trump ou os efeitos da pandemia da covid-19. O disco agregou vários artistas indie, como Weyes Blood, Actress ou os membros dos Animal Collective.

 

Os fab four do synth-pop de Liverpool, os Ladytron, lançam hoje o seu sétimo álbum, "Time's Arrow". Os sons de teclados continuam a cintilar como luzes da cidade a faiscar à noite. E o som de sonho da banda continua, nem que as cantoras Helen Marnie e Mira Aroyo o tenham que verbalizar: "We are the dreamers".

 

Vem de Dublin uma das bandas mais relevantes do rock indie da atualidade, os Fontaines D.C. Mas há uns vizinhos da capital irlandesa que voltam a sublinhar o seu nome, The Murder Capital, depois da estreia retumbante de "When I Have Fears", em 2018. O novo disco "Gigi’s Recovery" está mais existencialista e menos pós-punk do que o antecessor, e corre o risco de marcar 2023 com o seu rock sinuoso. No dia 8 de junho, o público português pode dar de caras com a força das músicas deste disco no festival Primavera Sound do Porto, no Parque da Cidade.

 

Uma viagem inter-estadual de estrada entre a Califórnia e o Utah inspirou Mac DeMarco para uma travessia musical coast to coast por toda a América do Norte no álbum instrumental "Five Easy Hot Dogs", desde hoje no domínio público.

 

Os Guided by Voices lançam hoje o seu enésimo disco, "La La Land", enquanto Dave Rowntree, baterista dos Blur, se estreia a solo com "Radio Songs". Neste final de semana, saem os novos discos dos doom-metaleiros Katatonia, "Sky Void of Stars", dos We Are Scientists, "Lobes", e do rapper em ascensão T-Rex, "Cor D'Água".

 

Concluímos esta revista parcial dos lançamentos desta semana com a banda sonora do filme final da trilogia de "Halloween", "Halloween Ends", novamente com música do cineasta John Carpenter, em co-autoria com o seu filho Cody Carpenter e com Daniel Davies (filho do guitarrista dos Kinks, Dave Davies). John Carpenter gosta tanto enigmas sombrios como de sintetizadores, e é este o instrumento tirano em toda a banda sonora de "Halloween Ends".