Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
11 março 2023, 10:49
Partilhar

Filmagens para série da saga Star Wars motivam encerramento de estrada na Madeira

Filmagens para série da saga Star Wars motivam encerramento de estrada na Madeira
Agência Lusa
11 março 2023, 10:49
Entre as 16h00 de hoje e as 08h00 de terça-feira, não será possível circular no troço da estrada regional entre a Quinta do Lorde e a rotunda da Baía d´Abra, no concelho de Machico.

Um troço da estrada de acesso à Ponta de São Lourenço, na extremidade leste da Madeira, vai estar encerrado entre hoje e terça-feira para filmagens de uma série relacionada com saga Star Wars, indicou a Direção Regional de Estadas.

"Atendendo às alterações de operacionalidade que estes encerramentos acarretam, alertamos os utentes para a necessidade de cumprir a sinalização instalada no local, as orientações da PSP e as recomendações da Comissão Organizadora das Filmagens", refere a autoridade em edital.

A Direção Regional de Estadas esclarece que a alteração é motivada pelas filmagens de uma "série com notoriedade internacional e com interesse estratégico para a região".

Embora não especifique o título, a comunicação social regional avança estar relacionada com a famosa saga Star Wars - Guerra das Estrelas e aponta que as filmagens vão decorrer até ao final deste mês, na costa sul e na costa norte da ilha da Madeira.

Na Ponta de São Lourenço, área localizada no concelho de Machico, o troço da estrada regional entre a Quinta do Lorde e a rotunda da Baía d´Abra vai estar encerrado entre as 16h00 de hoje e as 08h00 de terça-feira.

A Ponta de São Lourenço, caracterizada pela aridez e pela predominância de ventos, está classificada como "monumento natural" e integra a Rede de Monumentos Naturais da Região Autónoma da Madeira.

O uso do território, um dos mais visitados por turistas, é regulamentado por um Plano de Ordenamento e Gestão, que estabelece Áreas de Proteção Total (os Ilhéus do Desembarcadouro e do Farol), Áreas de Proteção Parcial (península da Ponta de São Lourenço) e Áreas de Proteção Complementar (as praias, miradouros e Capela da Nossa Senhora da Piedade).