Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
27 outubro 2017, 17:45
Partilhar

Período crítico de incêndios prolongado até 15 de novembro

Período crítico de incêndios prolongado até 15 de novembro
Redação
27 outubro 2017, 17:45
É terceira vez que o Governo prolonga o período crítico do Sistema de Defesa da Floresta.

O governo voltou a prolongar, pela terceira vez, o período crítico de defesa da floresta.

O Jornal de Notícias adianta que o período crítico de combate aos incêndios foi prolongado até 15 de novembro, informação entretanto confirmada à nossa redação por fonte do Ministério da Agricultura.

Em causa está a previsão de continuação de tempo quente e seco.

Até 15 de novembro é proíbido,nos espaços florestais ou agrícolas, "fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimas ou queimadas, lançar foguetes e balões de mecha acesa".

Entretanto, o Governo ordenou o reforço do dispositivo especial de combate a incêndios florestais até terça-feira, com mais 17 meios aéreos e aumento da mobilização de operacionais, de viaturas e de patrulhamentos pelas Forças Armadas e PSP.

Estas instruções, segundo afirmou hoje à agência Lusa fonte do Governo, foram tomadas em articulação entre os ministérios da Administração Interna, da Defesa Nacional e da Agricultura, na sequência da divulgação de uma "previsão de condições meteorológicas adversas" nos próximos dias.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), até ao final deste mês, verifica-se um "índice de risco de incêndio florestal".