Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
30 novembro 2018, 09:11
Partilhar

Missa dura há 800 horas para salvar família de deportação

Missa dura há 800 horas para salvar família de deportação
Axel Wicke/Twitter
Redação
30 novembro 2018, 09:11
Uma igreja em Haia, na Holanda, está a celebrar uma missa há mais de um mês, sem interrupção, para impedir a polícia de deportar uma família arménia.

Uma comunidade católica de Haia, na Holanda, lançou a iniciativa inédita de realizar uma missa ininterrupta para impedir a deportação de uma família. Há 8 anos a viver na Holanda, a família Tamrazyan aguardava a aprovação do pedido de asilo político mas a pretensão foi rejeitada e o casal e três filhos receberam ordem para abandonar o país.  A lei holandesa proibe a entrada da polícia em igrejas onde estejam a decorrer serviços religiosos, assim sendo, a família abrigou-se na Igreja e Centro Comunitário Bethal, em Haia, onde centenas de pastores e voluntários têm assegurado a missa ininterruptamente, desde o dia 26 de Outubro.

O responsável pelo Conselho de pastores protestantes na Holanda garantiu, à CNN, que o serviço religioso vai durar " enquanto for preciso. Queremos amar Deus e o próximo. E achámos que esta era uma clara oportunidade para tornar realidade o amor pelo próximo", afirma Theo Hettema.

A filha mais velha do casal Tamrazyan, Hayarpi, tem estado a partilhar imagens da missa no Twitter, onde já agradeceu a ajuda da comunidade.

 

 

A polícia não tem estado junto à igreja mas há uma atenção especial das autoridades ao local.

O adbogado da família está a negociar uma solução para que os Tamrazyan possam ficar na Holanda mas para já parece não haver fim à vista para esta ação solidária, que envolve não só a paróquia católica como toda a comunidade local, que está solidária com esta família.