Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
02 julho 2019, 17:48
Partilhar

Peça de xadrez medieval vendida por um milhão de euros em leilão

Peça de xadrez medieval vendida por um milhão de euros em leilão
xadrez
Redação
02 julho 2019, 17:48
A peça tinha sido comprada por pouco mais de cinco euros, num antiquário na Escócia, há mais de 50 anos.

Uma peça de xadrez medieval foi hoje vendida em leilão pela módica quantia de 1 036 051 euros, em Londres. A peça faz parte de um conjunto de xadrez composto por noventa e oito peças 'Lewis Chessmen', que tinha sido comprada num antiquário em 1964, na Escócia.

A peça de xadrez milionária faz parte de um conjunto de cinco que se encontravam desaparecidas há cerca de 200 anos. Encontrava-se guardada numa gaveta e a família que a detinha desconhecia a sua importância, apesar de suspeitar que seria "mágica". Uma porta-voz, que decidiu manter-se anónima, disse à CNN que o avô da família "não fazia ideia que havia comprado um importante artefacto histórico".

O objeto de 8,8 centímetros representa uma figura de barba com uma espada na mão direita e um escudo no lado esquerdo. No jogo de tabuleiro moderno, a peça de xadrez seria o equivalente a uma torre.

 

 

Das 93 peças de xadrez descobertas em 1831, 82 estão no British Museum em Londres, enquanto onze fazem parte de uma coleção do Museu Nacional da Escócia, em Edinburgo. Os objetos são vistos como importantes símbolos da civilização da europeia.