Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
09 julho 2019, 12:00
Partilhar

28 condutores de trotinetes detidos na Dinamarca por álcool e drogas

28 condutores de trotinetes detidos na Dinamarca por álcool e drogas
Redação
09 julho 2019, 12:00
A polícia dinamarquesa alerta para a falta de práticas de segurança na condução dos veículos elétricos. A condução sob efeito do álcool pode custar 268?.

A polícia dinamarquesa deteve, em Copenhaga, 24 pessoas que conduziam trotinetes elétricas sob o efeito do álcool e outras quatro sob a influência de drogas durante o passado fim de semana.

A operação policial pretende alertar para a falta de práticas de segurança na condução de trotinetes elétricas na capital dinamarquesa. Os veículos elétricos são equiparados a bicicletas e estão sujeitas à circulação nas ciclovias.

A condução das populares trotinetes sob efeito de álcool pode resultar numa multa de 268€. O código da estrada dinamarquês limita a condução de veículos com uma taxa de álcool no sangue superior 0.5g/kg e a condução sob influência de drogas é proibida. 

A moda das trotinetes, que podem ser alugadas através de um aplicativo em smartphones, espalhou-se pela Europa, incluindo Portugal. Têm sido apontadas falhas no estacionamento e na falta de segurança na condução.

Em março deste ano um homem foi apanhado a conduzir uma trotinete elétrica em Lisboa com 2,16g/l de álcool no sangue.

No mês passado, em França, a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, disse que a situação das trotinetes “não estava longe da anarquia” e alertou para serem implementadas “ordem e regras para assegurar a segurança rodoviária”.