Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
16 julho 2019, 17:10
Partilhar

Sabe onde fica a rua mais íngreme do Mundo?

Sabe onde fica a rua mais íngreme do Mundo?
Guiness World Records
Redação
16 julho 2019, 17:10
O anterior recorde mundial pertencia a uma rua localizada a sul da Nova Zelândia.

A 'Ffordd Pen Llech' é oficialmente a rua mais íngreme do mundo, com uma inclinação histórica de 37.45%, um recorde confirmado pela 'Guiness World Records". 

A rua mais íngreme do mundo, localizada a norte do País de Gales, possui um rácio de 1:2.86, isto significa que por cada 2,67 metros percorridos na horizontal, sobe-se 1 metro na vertical.

 

O residente da cidade Harlech, Gwyn Headley, estava convencido que a sinuosa estrada era mais íngreme que a anterior detentora do recorde, a 'Baldwin Street', localizada na Nova Zelândia. "Apercebi-me que esta rua competia para a categoria de mais inclinada no mundo, quando o meu carro deslizou rua abaixo com os quatro pneus travados", disse Gwyn Headley.

O residente partilhou o episódio através da rede social Facebook e recebeu o apoio da comunidade local para avançar com a proposta de recorde mundial. 

A 'Guiness World Records' foi criteriosa na verificação da inclinação, que incluiu peritos especialistas no assunto, e esclarece os trâmites do recorde na página online: tem de ser "regularmente usada pelo público" e "acessível a veículos que queiram deslocar-se de um destino para o outro".

A confirmação do recorde mundial foi celebrada e a população promete mais festa, "para os residentes e comércio de Harlech, significa algo tremendo. Eleva Harlech para o palco do mundo.".

O recorde anterior esteve nas mãos dos neozelandeses por uma década. A 'Baldwin Street' localizada a sul da Nova Zelândia, possui menos 2.45%  de inclinação que o atual recorde. 

Em relação aos antigos detentores do recorde, o residente de Harlech diz "sinto pena deles, mas um recorde é um recorde e factos são factos".