Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
18 outubro 2019, 13:58
Partilhar

Puigdemont em liberdade depois de ouvido por juiz belga

Puigdemont em liberdade depois de ouvido por juiz belga
Agência Lusa
18 outubro 2019, 13:58
Carles Puigdemont ficou em liberdade ?sob condições? sem fiança depois de se ter apresentado à Justiça belga.

 O ex-presidente do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, fugido na Bélgica e perseguido por alegados delitos de sedição e má gestão no âmbito do ?Processo? ficou em liberdade ?sob condições? sem fiança depois de se ter apresentado à Justiça belga.

Em declarações aos jornalistas em Bruxelas, após se ter apresentado voluntariamente às autoridades belgas, Puigdemont disse que ficou obrigado a manter residência fixa no país e a prestar informações caso pretenda sair da Bélgica.

Carles Puigdemont, acusado de delitos de sedição e má gestão de fundos públicos no âmbito do ?Processo? encontra-se fugido na Bélgica desde 2017.

?A polícia conduziu-me a um juiz que tomou conta das minhas declarações e que acaba de ditar as condições da minha liberdade sem fiança com possibilidade de sair da Bélgica após autorização e a fixar a residência, onde já moro, de forma legal?, explicou.

Segundo Puigdemont, o juiz belga acrescentou que deve ?estar disponível para ser ouvido pelas autoridades quando for necessário?.

?Continuo a gozar dos meus direitos?, disse sublinhando que não foram aplicadas ?mais medidas cautelares?.

Gonzalo Boye, advogado do ex-presidente do governo autónomo da Catalunha disse confiar de que ?nos próximos dias o ?dossier? se venha a aclarar tendo em conta os erros contidos na ordem de detenção europeia?, emitida pelo Tribunal Supremo de Espanha.

A Procuradoria de Bruxelas encontra-se à espera de que a Justiça espanhola entregue, na próxima semana, uma tradução da ordem de detenção e os documentos anexos que foi reativada esta semana pelo juiz Pablo Llarena do Tribunal Supremo.

A nova ordem de detenção e extradição foi emitida depois de terem sido conhecidas as sentenças aos políticos implicados no ?Processo? independentista catalão e que atingiram penas que vão até aos 13 anos de prisão.