Ouça a M80, faça o download da App.
Gonçalo Palma
18 outubro 2019, 18:45
Partilhar

Estreia do documentário sobre Zé Pedro no DocLisboa

Estreia do documentário sobre Zé Pedro no DocLisboa
Gonçalo Palma
18 outubro 2019, 18:45
O autor Diogo Varela Silva fala à nossa rádio sobre "Zé Pedro Rock 'n' Roll".

Na noite desta sexta-feira, dia 18, estreia o documentário sobre o malogrado guitarrista dos Xutos & Pontapés, "Zé Pedro Rock 'n' Roll", no festival DocLisboa, na sala maior do São Jorge (Sala Manoel de Oliveira), às 21h30.

O realizador de Zé Pedro "Rock 'n’ Roll" é Diogo Varela Silva, que falou há pouco por telefone connosco a partir dos Estados Unidos, onde tem estado. O documentário é, para Varela Silva, "uma ideia que já tinha discutido com o Zé Pedro. O documentário tenta explicar a carreira, o percurso, o homem que era o Zé Pedro, o porquê da música, o porquê da partilha. É um documentário que faz uso de arquivo pessoal, dos Xutos, da RTP". Entende-se por arquivo pessoal bens do retratado, Zé Pedro, e do que faz o retrato, o velho amigo Diogo Varela Silva.

 

A ligação de Diogo Varela Silva com Zé Pedro é bem antiga. O guitarrista dos Xutos chegou a viver na casa de família de Varela Silva, que tinha como matriarca a fadista Celeste Rodrigues, avó de Diogo Varela Silva. Quando os Xutos começaram a tocar ao vivo, em 1979, Zé Pedro era lá de casa. A proximidade íntima de Diogo Varela Silva com o fundador dos Xutos deu-lhe facilidade de acesso a uma série de imagens relacionadas com o músico. "O Zé Pedro era especial porque era verdadeiro e puro na maneira de estar com as pessoas. Não conheço ninguém que seja tão unânime. Sempre teve esse lado de humildade, de quem também aprecia. Acho que essa é a razão daquele carisma todo".

 

No ano de 2020, "Zé Pedro Rock 'n' Roll" tem distribuição no circuito comercial de cinemas.