Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
17 janeiro 2020, 08:20
Partilhar

Qual é o melhor país para criar um filho?

Qual é o melhor país para criar um filho?
DR
Redação
17 janeiro 2020, 08:20
Estudo norte-americano coloca Portugal entre os 20 melhores países para ter filhos.

Portugal é o 17º melhor país do mundo para criar um filho, revela um  estudo norte-americano, realizado pelo US News & World Report e pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia, que classificou os melhores países do mundo nas mais diversas áreas. 

Na lista, Portugal surge mesmo à frente de grandes potências mundiais, como os Estados Unidos da América e o Japão. 

O pódio é liderado pelos países europeus nórdicos. Dinamarca lidera a tabela pelo excelente sistema de licença parental, outrora considerado pela União Europeia como "o mais generoso e flexível da UE?. Em segundo a Suécia, pela licença paternal paga ao longo dos 480 dias após o nascimento da criança. Já a terceira posição pertence à Noruega, que faz o pagamento total do salário do pai/mãe por um período que pode variar entre 46 e 56 semanas.

Na triagem foram considerados fatores como os cuidados de saúde, o Sistema Educativo e outras necessidades básicas para o crescimento e desenvolvimento de uma criança. Foram considerados parâmetros como segurança, igualdade de género, propostas ecológicas, leis voltadas para a família, o Sistema de Ensino Público e os direitos humanos de cada nação, avaliados em 36 países diferentes. Sendo que, apenas pessoas com conhecimentos sobre o país em análise podiam responder ao inquérito.

A criação de filhos é apenas uma das várias categorias listadas na pesquisa que faz um balanço final dos Melhores Países do Mundo

O ranking aponta a Suíça como o Melhor País do Mundo, pelos excelentes resultados nas categorias de empreendedorismo e qualidade de vida.