Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
23 janeiro 2020, 17:25
Partilhar

Está provado: Stress provoca cabelos brancos

Está provado: Stress provoca cabelos brancos
Redação
23 janeiro 2020, 17:25
Num estudo publicado na revista Nature, cientistas mostram o porquê do stress ser uma das causas dos cabelos brancos e acreditam que vai ser possível impedir que isso aconteça.

A sabedoria popular sempre foi apontando este cenário, mas na prática ainda não existia uma demonstração científica. Para além do envelhecimento, também o stress provoca cabelos brancos. Cientistas das universidades de São Paulo, no Brasil, e de Harvard, nos EUA, concluíram que há ligação entre o sistema nervoso e as células capilares.

Num artigo publicado esta semana na revista científica Nature, os investigadores explicam que o stress acelera o processo de despigmentação do cabelo por causa de uma alteração nas células nervosas. 

"Nós agora sabemos, com certeza, que o stress é responsável por esta mudança específica na pele e no cabelo, e como funciona.", diz a investigadora de Harvard, Ya-Cieh Hsu, citada pela BBC.

As conclusões foram retiradas através de uma série de experiências com ratos que foram expostos a cenários de grande stress. Os investigadores observaram que quando os ratos ficam sujeitos a dores há uma libertação de adrenalina e cortisol, que faz com que o coração bata mais depressa e aumente a pressão arterial, afetando o sistema nervoso e causando stress agudo. Os ratos com pelo preto ficaram completamente brancos passadas algumas semanas. "Depois de apenas alguns dias, todas as células de regeneração pigmental tinham desaparecido", contou a investigadora à BBC. "Quando desaparecem, não podes voltar a regenerar a pigmentação - os estragos são permanentes".

Há solução?

Esta investigação abre, pelo menos, um caminho para o desenvolvimento de formas de adiar a chegada dos cabelos brancos, entre outras questões que chegam com o envelhecimento. Nos ratos foi testada a supressão de uma proteína (CDK) que impediu a mudança da cor dos pelos, no entanto não é certo que o mesmo procedimento possa ser utilizado em pessoas.