Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
24 janeiro 2020, 10:43
Partilhar

Adeptos de futebol podem sofrer níveis de stress perigosos

Adeptos de futebol podem sofrer níveis de stress perigosos
Redação
24 janeiro 2020, 10:43
Um estudo da Universidade de Oxford comprova que os elevados níveis de stress atingidos durante um jogo de futebol podem levar a ataques cardíacos.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Oxford concluiu que os adeptos de futebol mais devotos podem sofrer níveis de stress tão altos, que correm mesmo o risco de ter um ataque cardíaco.

O estudo, publicado a 14 janeiro e citado hoje pela BBC, monitorizou os níveis de cortisol da saliva de 40 adeptos antes e depois dos jogos, em três mundias de futebol. Mas onde os níveis de stress foram mais altos entre adeptos foi na meia-final do Mundial 2014, no Brasil. Os investigadores testaram a saliva de adeptos brasileiros durante o jogo contra a Alemanha, uma partida histórica onde o Brasil perdeu 7-1. De acordo com os cientistas, os níveis de cortisol (hormona de stress) dispararam durante o jogo, aumentando a pressão arterial e podendo causar ataques cardíacos.

"Adeptos que são apoiantes mais casuais também experienciam stress, mas não de uma forma tão extrema", diz Martha Newson, investigadora no Centro de Estudos de Coesão Social, em Oxford, citada pela BBC.

O estudo mostra também que não há diferenças nos níveis de stress de homens e de mulheres durante os jogos.

A BBC explica que níveis prolongados de cortisol podem significar contração de veias sanguíneas, aumento da pressão arterial ou danos num coração que já seja fraco.

Martha Newson sugere que os estádios escureçam as luzes e toquem música calma depois dos jogos.

"Os clubes podem oferecer exames de coração ou outras medidas de saúde para adeptos altamente devotos, que correm um risco enorme de sofrer aumentos de stress durante o jogo", acrescenta a investigadora.