Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
27 março 2020, 15:24
Partilhar

Covid-19: Mais de 850 pessoas impedidas de entrar em Portugal

Covid-19: Mais de 850 pessoas impedidas de entrar em Portugal
Redação
27 março 2020, 15:24
Balanço aos primeiros 10 dias de controlo de fronteiras.

Nos primeiros 10 dias de controlo das fronteiras, foram impedidas de entrar no país 853 pessoas e detida uma, por uso de autorização de residência falsa. Balanço do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Em comunicado, o ministério da Administração Interna (MAI) avança que desde o início do controlo dos passageiros, às 23h00 do dia 16 de março, e até ao final do dia desta quinta-feira, 26, nos nove Pontos de Passagem Autorizados (PPA) o SEF controlou 87.823 cidadãos.

A GNR, por sua vez, fiscalizou 57.382 viaturas no âmbito desta operação. Nos pontos de passagem não autorizados, foram reencaminhadas 207 viaturas e 531 cidadãos para os PPA. Foi ainda registado um crime por condução sem habilitação legal.

O objetivo deste controlo é vedar as deslocações de cidadãos em turismo/lazer entre os dois países. 

Ao SEF cabe o controlo documental de pessoas. A GNR é responsável pela circulação rodoviária e pela vigilância da fronteira terrestre entre os PPA.

No àmbito do estado de emergència em vigor no país, está vedada a circulação rodoviária nas fronteiras terrestres, independentemente do tipo de veículo, com exceção do transporte internacional de mercadorias, do transporte de trabalhadores transfronteiriços e da circulação de veículos de emergência e socorro e de serviço de urgência.