Ouça a M80, faça o download da App.
Partilhar

À noite no museu

Quer boas sugestões para o fim de semana? Este é um espaço com dicas culturais, de roteiros turísticos, viagens a fazer e até livros a ler. Com edição de Ana Bernardino, bem vindo/a ao "Agora Ia".

Começo pela Noite Europeia dos Museus, uma celebração que se faz este sábado com espetáculos de teatro, dança, concertos, oficinas, palestras e lançamento de livros, São quase 400 atividades, de norte a sul do país, na maioria de acesso gratuito. Este ano, o tema é "O Poder dos Museus".

Este sábado, os museus portugueses organizam varias experiencias fora do horário habitual de funcionamento.

Mas vamos a alguns exemplos:

No Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, temos a projeção multimédia "Eletricidade", às 9 da noite, no jardim, um espetáculo que une som e imagem

O Museu dos Coches, também em Lisboa, a partir das 8 da noite tem visitas guiadas para conhecer mitos associados a estes transportes históricos.

No Museu de Lisboa, destaca-se “Lisboa vai na marcha”, pelas 5 da tarde, em Alfama. A ideia é mostrar aos participantes a preparação das festas de Santo António, incluindo uma visita ao Centro Cultural Dr. Magalhães Lima.

 

Ainda no sábado, às 17h30, há um outro percurso a ter em conta: “Lisboa africana. Da Ribeira à Mouraria”.

 

Outra sugestão deste “Agora Ia” começa às 19h, com um peddy-paper para descobrir um passado com mais de 2000 anos na área envolvente ao Teatro Romano de Lisboa.

 

No Porto, o Museu Nacional de Soares dos Reis assinala a Noite Europeia dos Museus com "um programa especial de visitas guiadas fora de horas", sendo possível a visita livre e gratuita das 18h às 21h30.

Em Viseu, no Museu Nacional Grão Vasco, visita livre à Exposição Permanente e Exposições Temporárias, a partir 19h30.

No Convento dos Capuchos, em Sintra, todos os sábados até ao final do mês, entre as 19h e as 21h30, há visitas guiadas que duram uma hora e onde são revelados os segredos da casa conventual franciscana. O passeio começa e acaba à entrada do convento e passa pelo Terreiro das Cruzes.

 

Para alem de todas as atividades nesta Noite Europeia dos Museus temos também a oportunidade de visitar a Fragata D. Fernando II, mas com a ajuda do Marinheiro Sardinha numa visita – teatro.

O objetivo é dar a conhecer a história de uma das Fragatas mais antiga do mundo, as funções de cada espaço e de cada objeto do último navio exclusivamente à vela da Marinha Portuguesa. Estas sessões têm uma duração de uma hora e um quarto. Este sábado começa às 11h da manhã.

 

Já está a decorrer o FIMFA LX -- Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas. Mais de 20 espetáculos e atividades decorrem em nove espaços em Lisboa até 5 de junho.

 

“Agora Ia” ao Festival da Primavera na Serra da Malcata, esta sexta-feira e até domingo, com o objetivo de divulgar a serra e o património. Há dança, musica, pintura e muito mais. Começa esta sexta às 17h30, no Museu Municipal de Penamacor.

 

Em Beja imperdível o regresso da Pax Julia à Praça da República. Hoje e domingo o centro histórico recebe a grandeza de Pax Julia, com cortejos, mercados, museu ao vivo e visitas.

 

A terminar a Mostra Gastronómica Carnes de Capoeira nos restaurantes do concelho de Arruda dos Vinhos. São servidos pratos de coelho, faisão, frango, galo, peru, codorniz. Bom Apetite!

Partilhar