Ouça a M80, faça o download da App.
Agora Ia... ver castelos, carros e corridas
Ana Bernardino
Partilhar

Agora Ia... ver castelos, carros e corridas

Ana Bernardino

As sugestões para sair de casa no fim de semana.

Imagem: Museu da Água

Esta semana voltamos a falar do Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos porque vale mesmo a pena. São mais de 300 autores a passearem pelas ruas da vila incluindo dois prémios Nobel e que podemos encontrar a tomar café ao nosso lado ou a beber uma ginjinha. E essa interação e descontração fazem parte da beleza do Fólio. Até domingo da próxima semana (dia 16) há um convívio muito salutar entre livros, escritores e amantes dos livros num programa muito intenso que inclui música, palestras, conferencias, tertúlias e exposições. Esta sétima edição do festival literário é "de todos para todos". É um festival inclusivo, é um festival tecnológico e que privilegia acima de tudo o poder da palavra. 

 

Depois do Fólio, paragem obrigatória no Reservatório da Patriarcal, em Lisboa, que vai estar aberto este fim de semana. O Reservatório fica no subsolo da Praça do Príncipe Real. Foi construído entre 1860 e 1864 para servir a rede de distribuição de água da cidade de Lisboa. 

A entrada é gratuita. Sábado e domingo entre as 2 e as 7 da tarde  

 

O Castelo de São Jorge está a assinalar as Jornadas Europeias do Património com uma iniciativa especial. O Festival das Artes Tradicionais que termina no domingo, com várias oficinas, por exemplo, de argamassa e de olaria para os mais pequenos.  

 

A cidade de Santarém é palco, até domingo, do Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude, o FITIJ.  

Estão presentes grupos artísticos de 7 países da América do Sul e da Europa como é o caso do Brasil, Chile, Espanha, França, Venezuela, Itália e, naturalmente, Portugal. 

 

No Estoril, este é um fim de semana de clássicos.  O Estoril Classics é um dos maiores eventos de clássicos do mundo. Além das máquinas históricas de competição – incluindo os protótipos de Le Mans –, o evento vai receber o Rally de Portugal Histórico, no Circuito do Estoril.  

 

Mas se prefere uma corridinha, e está com vontade de pôr as suas capacidades à prova, sugerimos, no domingo, a EDP Maratona de Lisboa. São 42 quilómetros numa das estradas mais bonitas de Portugal. Com início em Cascais, a prova percorre toda a Marginal, primeiro junto ao mar e depois à beira-rio, terminando na Praça do Comércio, em Lisboa. Mas não se preocupe porque cada um pode ir ao seu ritmo. 

 

Sugerimos ainda o Baldaya Vintage Fest que está de regresso ao Palácio Baldaya, em Benfica. A programação arranca já esta sexta-feira, e prolonga-se até domingo, com um encontro de clássicos dos anos 50 e 60. Além de música, conte com a presença de carros e motas de época, marcas de roupa, cerveja artesanal e, claro, pin-ups. 

Temos ainda, e para quem gosta de enguias, o Festival da Enguia na Murtosa. Para além do prato principal, que é o ex-libris da Murtosa, temos também várias atividades que dão a conhecer a beleza do território.  

A terminar, Agora Ia fazer uma visita ao Castelo dos Mouros que foi distinguido recentemente como melhor marco histórico de Portugal nos Remarkable Venue Awards. Os galardoes de turismo reconhecem os melhores museus e atrações de 9 Países. O Castelo dos Mouros, em Sintra, não precisa de galardões para saberemos que é um espaço lindíssimo que deve ser visitado, mas sabe sempre bem quando há, também, reconhecimento. 

Partilhar