Ouça a M80, faça o download da App.
"As lições das árvores", o livro.
Ana Carreira
Partilhar

"As lições das árvores", o livro.

Ana Carreira

Chama-se "As Lições das Árvores" e descobri-o nas minhas pesquisas para o M80 Zona Verde.

Numa altura em que procuramos cada vez mais estar perto da Natureza,  "As lições das árvores", de Peter Wohlleben presta tributo a uma das minhas paixões. Desde miúda que sou apaixonada por árvores e já contagiei o meu filho. Entre programas de passeio ou lazer, a minha escolha recai muitas vezes em revigorantes passeios na floresta e há cada vez mais médicos a receitar a forest therapy para os seus doentes.  (Experimente porque vai gostar da sensação!). 

Folheando estas páginas, fiquei a saber, só para dar um exemplo, que, em densas florestas, são várias as espécies de árvores que se "unem" contra altas temperaturas. Através de dados científicos explicados em vários capítulos, descobrimos que conseguem baixar a temperatura até dez graus. E que há boas notícias para as crianças que crescem em cidades, sem muita natureza por perto. É só escolher uma árvore da rua e observá-la durante as várias estações, com fotografias e desenhos. "Vão perceber as várias fases da sua personalidade".  

Quem nos conta tudo isto - numa linguagem simples e muito acessível - é Peter Wohlleben, um prestigiado autor alemão com livros publicados em mais de 18 países, engenheiro e guarda-florestal e também apresentador de um popular programa de televisão. O seu escritório é a floresta, já que trabalhar com árvores é a sua vida. A faia é a sua árvore preferida, e é no seu site que convida todos a conhecê-lo melhor. Pode ser a ver árvores ou a beber café e bolos.

Quem sabe um dia não será possível acompanhá-lo numa reportagem pela floresta, mas até lá, pedi-lhe (por email)  que me respondesse a algumas perguntas:

Qual é a lição mais importante que as árvores nos podem ensinar?

A maior lição é que as coisas funcionam melhor juntas e que é mais vantajoso ser-se solidário do que egoísta. 

É verdade que as árvores conseguem "juntar-se"?

Só conseguem fazê-lo juntas e arrefecer a temperatura até dez graus, por exemplo.

O que se pode fazer contra os incêndios? 

Deixar as grandes florestas de carvalho alastrar. Eles podem ajudar a combater os efeitos das alterações climáticas e preservar a biodiversidade. As grandes áreas de eucaliptos não devem existir. 

Depois conte-me o que achou do livro!

O autor, Peter Wohlleben. 

Ft: Miriam Wohlleben

Partilhar