Ouça a M80, faça o download da App.

Thriller 40: um CD duplo de celebração da obra-prima de Michael Jackson

O álbum mais vendido de sempre agora numa reedição especial de aniversário.

A Sony Music e o Estate de Michael Jackson celebram o 40º aniversário de Thriller de Michael Jackson, o álbum mais vendido de sempre, com a edição de Michael Jackson Thriller 40, um CD duplo com a obra-prima original Thriller e um excitante segundo disco, cheio de surpresas para os fãs, incluindo faixas inéditas trabalhadas por Michael Jackson para o álbum Thriller.  Até à data, o álbum acumulou globalmente mais de 100 milhões de vendas. 
Masterizado a partir das fitas master originais, a Mobile Fidelity vai também disponibilizar o álbum Thriller como LP One-Step 180g 33RPM, impresso em RTI, e estritamente limitado a 40 mil unidades numeradas, assim como em SACD híbrido (um Ultra-Disc One-Step 180g 33RPM em duplo LP de?Thriller será futuramente editado). 

Mais informação em https://michaeljackson.lnk.to/Thriller40th

A criação épica de Michael Jackson estabeleceu um recorde de 8 Grammys, derrubou barreiras musicais e mudou as fronteiras da música pop e dos vídeos para sempre. Thriller de Michael Jackson, passou mais de 500 semanas no top da Billboard e vendeu mais de 100 milhões de álbuns desde a edição a 30 de novembro de 1982. 

Thriller continua a deter o recorde de 37 semanas no n.º1 da Billboard. Foi o primeiro álbum na história a passar cada uma das primeiras 80 semanas no Top 10 das tabelas, um feito apenas alcançado por um outro álbum em quase quatro décadas. Durante a permanência de 112 semanas no top de álbuns da Bllboard, tornou-se no primeiro título a receber por vinte vezes o galardão de platina (30 de outubro de 1984). Em 2015, tornou-se no primeiro a ultrapassar as 30 platinas e desde então foi certificado com 34 platinas. 

 

Globalmente, chegou a n.º 1 em praticamente todos os países do mundo, incluindo o Reino Unido, França, Itália, Austrália, Dinamarca, Bélgica, África do Sul, Espanha, Irlanda, Nova Zelândia, Canadá e África do Sul, durante o apartheid. Continua a ser o álbum mais vendido de sempre com mais de 100 milhões de unidades. Sete das canções chegaram ao Top 10 de singles e três, "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller", chegaram a n.º 1.? 

 

A canção Thriller foi tão singular para a época que desafiou toda e qualquer definição de rock, pop ou soul conhecida anteriormente. “Beat It” foi uma nova forma de híbrido pop-rock que demoliu a velha segregação entre música branca e negra, graças à guitarra incendiária de Eddie Van Halen. Em “The Girl Is Mine,” dois homens, um branco e um negro, ironizam sobre a mesma rapariga. No mesmo álbum, encontravam-se canções como “Wanna Be Startin’ Somethin’ e as suas raízes africanas, assim como o r&b de “Billie Jean.”    

 

Michael decidiu revolucionar a forma de contar uma história e entreter em grande escala, através do recurso ao filme, mas encontrou obstáculos. Apesar da exuberância cinematográfica, da narrativa dramática e da espetacular coreografia de “Billie Jean,” uma recém-nascida MTV, que programava quase exclusivamente artistas rock brancos, recusou-se a passá-lo. O épico venceu. Assim que o muro caiu, as audiências da MTV dispararam e uma porta abriu-se para uma geração de artistas afro-americanos. “Ele foi o Jackie Robinson da MTV,” declarou o crítico cultural Touré.  

 

A seguir, foi a inesquecível curta de “Beat It,” em que Michael Jackson reuniu dois gangues através do poder da música e da dança. E depois houve “Thriller.” Estreado no AVCO Theatre em Los Angeles, em 1983, esgotou cada uma das noites ao longo de três semanas. Nenhum outro vídeo, antes ou desde então, gerou tanto entusiasmo e tem tanto espaço na nossa imaginação, de tal forma que 40 anos depois todos o partilhamos como memória coletiva. Continua a ser o único vídeo musical a fazer parte da elite do National Film Registry da Biblioteca do Congresso. 

 

A música de Thriller e de outros álbuns de sucesso de Michael Jackson faz parte do popular espetáculo de Las Vegas Michael Jackson ONE, apresentado no ONE Theater de Michael Jackson no Mandalay Bay Resorts and Casino, e do aclamado musical da Broadway MJ The Musical, no Neil Simon Theatre em Nova Iorque, nomeado para 10 prémios Tony na semana passada. Michael Jackson vendeu mais de mil milhões de discos e continua a ser um dos artistas mais ouvidos nas plataformas de streaming em todo o mundo.  

Habilite-se a ganhar a reedição de "Thriller" em CD

O passatempo termina a 21 de dezembro de 2022 às 23:55

Preencha os seguintes dados, por favor:

Por favor, faça a conta abaixo.
Partilhar