Ouça a M80, faça o download da App.
PARTILHAR

Tipos de decorador de Natal

Ora há várias maneiras de decorar a casa para o Natal. Melhor: há vários tipos de pessoa a decorar a casa. Vamos a isso?

Susana Romana

O “Tá bom!” |  É aquele que muitas vezes até começa cheio de boas intenções. Mas ao fim de sete minutos e de 40 caixas e caixinhas abertas já está farto e, por isso, mete as coisas um bocado à balda e vai antes fazer um chocolate quente ou um Martini.

O Reboot |  É aquele que todos os anos reinicia o processo, se vê livre das decorações do ano transacto e compra tudo de novo. Num ano quer uma árvore branca com renas douradas, no seguinte tem de ser grená com pinhas magenta e para o ano será amarelo-ranho com cabeças de Pai Natal em tons turquesa.

O Conceptual |  Tem horror a tudo o que sejam bonequinhos e looks muito clássicos da quadra, e por isso tenta ter uma decoração que podia ser da Tate Modern de Londres ou no MOMA de Nova Iorque, mas é do seu T3+1 em Santo Tirso. A árvore é na verdade um cone obliquo em acrílico temperado e o presépio são três pedaços de quartzo com detalhes em espuma de poliuretano.

O Nostálgico | Tem decorações que remontam a décadas distantes, ali assim só com um niquinho de horder. Lembra-se de onde vieram todas as decorações, desde as que foram compradas em Ayamonte em 1983 até aquele Pai Natal gigante inflamável que um primo roubou de uma rotunda decorada pela Junta de Freguesia de Agualva Cacém em 1999.

O Chanfana de Lapónia | É aquele que quer tudo a que tem direito. Toda a cor, todo o brilho, toda a tralha. Se não dá para ver televisão ou para jantar na mesa da sala, tal a quantidade exageradona de decorações, não faz mal: a família pode muito bem comer na cozinha enquanto se entretém a ver a máquina de lavar a loiça a funcionar, que também é uma novela muito jeitosa.