Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
03 junho 2020, 14:18
Partilhar

Gary Clark Jr.: "estou cansado de estar revoltado"

Gary Clark Jr.: "estou cansado de estar revoltado"
Vídeo Conta Oficial Instagram Gray Clark Jr
Redação
03 junho 2020, 14:18
O guitarrista norte-americano publicou um vídeo emotivo sobre a questão racial nos Estados Unidos.

 

Gary Clark Jr. quis deixar uma mensagem ao mundo sobre a tensão racial que se vive nos Estados Unidos, usando a sua própria experiência enquanto afro-americano. É mais uma voz erguida contra o racismo, isto numa altura em que continuam os protestos em várias cidades norte-americanas depois da morte de George Floyd às mãos da polícia.

No vídeo, que tem a duração de quase dez minutos, o músico texano faz um longo desabafo sobre a frustração que sente em relação à forma como a comunidade afro-americana é tratada socialmente. 

"Tenho estado calado nestes últimos dias porque não sei o que dizer. Tenho estado a pensar em tudo... estou cansado. Não tenho mais palavras", começou por dizer o guitarrista norte-americano. Depois de um longo silêncio, Gary Clark Jr. retomou o discurso que está a comover pessoas no mundo inteiro. "Estou farto de chorar à frente da televisão. Estou cansado de estar revoltado. Estou cansado de estar triste, de me sentir deprimido, ansioso e lixado por sentir que posso morrer sempre que vou visitar a minha avó", continuou.

"Provavelmente sou o vosso maior pesadelo. Quando não me conhecem, vejo-vos a atravessar para o outro lado da rua à noite enquanto estou a fumar um cigarro em frente ao hotel onde estou. (...) As minhas intenções são boas, o meu coração é bom - como o do George Floyd, da Breonna Taylor, do Ahmaud Arbery. Só queremos acordar de manhã, fazer o melhor que pudermos para nós e para as nossas famílias e voltar para casa. É só isso. Porque é que é tão difícil? Por que razão é uma preocupação e um desafio?", questionou.

"Sei que alguns de vocês estão agora sentados a tocar Jimi Hendrix, Kendrick Lamar, Robert Johnson ou Stevie Wonder. Especialmente vocês que são músicos. Vocês sabem quem são. Dizem que são cantores de blues e R&B. (...) Podem felicitá-los nos aniversários e nos dias em que morrem. Mas insurgem-se quando estamos deitamos no chão? Quando temos os joelhos em cima dos nossos pescoços? Temos armas apontadas às nossas cabeças quando estamos desarmados. Temos as nossas mãos no ar quando disparam contra nós. Vocês gostam de nós quando estamos em alta e somos super estrelas, mas não fazem nada quando precisamos de ajuda?".

Pode ver o vídeo aqui: