Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
07 agosto 2020, 15:54
Partilhar

Reedições comemorativas de Black Sabbath e John Coltrane

Reedições comemorativas de Black Sabbath e John Coltrane
Redação
07 agosto 2020, 15:54
50 anos de "Paranoid" e 60 de "Giant Steps" são assinalados com lançamentos em formatos deluxe.

O álbum "Paranoid" (de 1970) é um dos discos seminais dos Black Sabbath que estariam por trás do nascimento do heavy metal. "Giant Steps" (de 1960) é uma das obras-primas do saxofonista de jazz John Coltrane. Ambos os discos vão ser reeditados em formatos deluxe, para comemorarem respetivamente o 50º e 60º aniversários.

A reedição, designada como super deluxe, de "Paranoid" ocorre num CD quádruplo e num vinil quíntuplo. Além do disco, tal como o conhecemos, há ainda uma versão misturada para estéreo de 1974 de todo o álbum, e a gravação de dois concertos dos Black Sabbath em 1970, em Montreux e para a televisão belga. "Paranoid" conta com alguns dos temas mais icónicos de sempre da banda de Ozzy Osbourne e de Tony Iommi, como o tema-título 'Panaroid', "Iron Man" ou "War Pigs". "Paranoid" é reeditado a 9 de outubro.

 

"Giant Steps" de John Coltrane vai merecer uma reedição deluxe em duplos CD e vinil e outra super deluxe, só disponível digitalmente. A reedição deluxe conta com o disco tradicional e ainda um segundo disco com oito diferentes takes das músicas de "Giant Steps". A reedição super deluxe conta com o conteúdo da reedição deluxe e ainda mais vinte outtakes. "Giant Steps" seria um marco para o jazz improvisado, naquele que é um dos grandes discos de Coltrane a par de "Blue Train" (de 1958) ou de "A Love Supreme" (de 1965). "Giant Steps" é reeditado a 18 de setembro.