Ouça a M80, faça o download da App.
Redação / Agência Lusa
29 outubro 2020, 07:20
Partilhar

Covid-19: França e Alemanha com confinamento parcial

Covid-19: França e Alemanha com confinamento parcial
YOAN VALAT / POOL / EPA
Redação / Agência Lusa
29 outubro 2020, 07:20
Os dois países anunciam medidas para travar a evolução da pandemia de covid-19.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta quarta-feira um novo confinamento à escala nacional em França, embora menos estrito que o imposto em março, para tentar travar a propagação da pandemia de covid-19. Segundo Macron, que falava num discurso via televisão ao país, é necessária uma “travagem brutal nos contágios” para evitar o colapso dos hospitais. O novo confinamento começará sexta-feira, mas as escolas permanecerão, para já, abertas.

“Se nada for feito, haverá pelo menos 400.000 mortes suplementares” dentro de alguns meses em França”, afirmou Macron. Também o governo alemão decretou, entre outras medidas, o encerramento parcial, durante quatro semanas, de restaurantes, bares e teatros devido ao elevado aumento de casos da pandemia de covid-19 na Alemanha. Segundo a chanceler alemã, Angela Merkel, e os poderes regionais concordaram no encerramento, ao longo de novembro, também em proibir a oferta cultural, mantendo, no entanto, “enquanto for possível”, abertas as escolas e o comércio.

Merkel sublinhou que deverão ser limitados ao mínimo os contactos sociais e as reuniões entre pessoas que não convivem, adiantando que as restrições entrarão todas em vigor a 02 de novembro com o objetivo de “evitar uma emergência sanitária nacional” face ao avanço da pandemia do novo coronavírus. Por outro lado, prosseguiu, todas as competições desportivas profissionais decorrerão sem púbico a partir de segunda-feira