Ouça a M80, faça o download da App.
Tânia Paiva
01 março 2021, 13:30
Partilhar

O que é o #jerusalemachallenge, o desafio contra a pandemia que está cada vez mais viral?

O que é o #jerusalemachallenge, o desafio contra a pandemia que está cada vez mais viral?
Tânia Paiva
01 março 2021, 13:30
Polícias, bombeiros, profissionais de saúde e até padres ou freiras têm aderido a esta corrente que está a gerar vídeos com milhões e milhões de visualizações.

O que é o #jerusalemachallenge (desafio jerusalema) e onde começou?

Para muitos pode parecer uma novidade, aliás na Europa o desafio começou a espalhar-se em força apenas no início deste ano, mas a dança viral começou a ganhar vida o ano passado em África, mais precisamente em Angola e acabou por se espalhar pelo Mundo através das redes sociais. 
Tem sido descrito como uma espécie de hino de combate à pandemia de covid-19, com vários elementos de forças de segurança, profissionais de saúde, pilotos e tripulantes a aderir a esta corrente. 
Um dos primeiros registos (virais) que se encontra na internet é protagonizado pelo grupo angolano ?Fenómenos do Semba?, que em fevereiro de 2020 fez a coreografia enquanto comiam e a equilibrarem os pratos para não caírem no chão. 

 

A partir daí foi a própria internet e redes sociais a fazerem o que já lhes é característico. A ideia espalhou-se, a polícia irlandesa, um dos muitos exemplos, entrou no desafio e o vídeo, publicado em fevereiro de 2021 e que começa com uma suposta operação stop já vai com mais de um milhão de visualizações. 

 

Dos profissionais da forças de segurança até ao setor aéreo, o desafio tem ainda inúmeros vídeos já publicados de padres, freiras e missionários um pouco por todo o Mundo. Há imagens de Itália, do Canadá e até estas que chegam das Irmás Missionárias que vivem na Tanzânia. 

 

A Austrian Airlines, a companhia aérea da Áustria fez o mesmo, com o vídeo a ultrapassar já as cinco milhões de visualizações. 


?Jerusalema? é uma música da cantora sul-africana Nomcebo e do DJ e produtor Master KG, do mesmo país, e que é interpretada em zulu - uma das 11 línguas oficiais da África do Sul. Estreou em dezembro de 2019, altura em que ainda só se ouvia falar de casos de covid-19 na China. Este é o vídeo original que atualmente soma (nada mais nada menos do que) quase 350 milhões de visualizações!