Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
03 março 2021, 17:32
Partilhar

'Lisboa Menina e Moça' em mural. Uma homenagem a Carlos do Carmo em Lisboa

'Lisboa Menina e Moça' em mural. Uma homenagem a Carlos do Carmo em Lisboa
Junta de Freguesia de Alvalade
Redação
03 março 2021, 17:32
Junta de Freguesia de Alvalade quis homenagear o fadista e a canção da cidade.

A Junta de Freguesia de Alvalade, em Lisboa, quis fazer uma homenagem a Carlos do Carmo e, desde a morte do fadista, à canção da cidade 'Lisboa Menina e Moça' e desafiou o artista Mário Belém para assinar um mural na fachada da Biblioteca Manoel Chaves Caminha, na Avenida Rio de Janeiro.

A junta de freguesia explica que "Mário Belém, que trabalhou vários anos como ilustrador e designer, é já um reconhecido autor de murais e quis fugir ao óbvio nesta obra, deixando de lado a 'varina', substituindo-a por uma menina e moça sentada numa pilha de livros". 

A obra demorou seis dias a ser executada com 32 litros de tinta de várias cores.

A fachada da biblioteca está agora coberta com vários símbolos da cidade. "Entre os quais se destacam pormenores como um vinil de Carlos do Carmo, um manjerico, elétricos, um corvo, um Santo António e outras referências a monumentos como a Torre de Belém", explica a Junta de Freguesia de Alvalade.

 

 

O fadista Carlos do Carmo, freguês de Alvalade, morreu a 1 de janeiro de 2021. Nessa mesma semana, o Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, declarou o fado 'Lisboa Menina e Moça'.