Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
05 março 2021, 08:22
Partilhar

Covid-19: Evolução da doença é imprevisível, alerta Costa

Covid-19: Evolução da doença é imprevisível, alerta Costa
LUSA
Agência Lusa
05 março 2021, 08:22
Primeiro-ministro está confiante no futuro, mas lembra que as variantes da Covid podem condicionar todo o processo.


O Primeiro-ministro, António Costa, está confiante em relação ao futuro, mas lembra, em entrevista ao jornal Público, que a evolução da covid-19 é imprevisível.

"Nunca disse que o pior já passou. Nem do ponto de vista económico e social, nem sequer do ponto de vista sanitário. Porque há fatores de imprevisibilidade que, com toda a seriedade, ninguém pode dizer que não existe. Tal como ninguém em outubro sabia que íamos ter a variante inglesa, ninguém hoje sabe que não vamos ter daqui a três semanas a variante x", destaca o chefe do governo português.

Costa olha para o último ano que diz ter deixado três fragilidades no país: a necessidade de reforço do SNS, a precariedade do mercado de trabalho e o desordenamento territorial. Fragilidades que espera poder começar a resolver já no próximo ano.

Adverte ainda que, mesmo depois da Covid-19 passar, Portugal vai continuar a lutar contra o desemprego, uma vez que a economia não vai melhorar de um dia para o outro, só com o desaparecimento da pandemia.