Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
07 março 2021, 00:24
Partilhar

The Black Mamba são os vencedores do Festival da Canção

The Black Mamba são os vencedores do Festival da Canção
Redação
07 março 2021, 00:24
A canção 'Love Is On My Side' é a vencedora da 55ª edição do Festival da Canção. A final decorreu hoje nos estúdios da RTP em Lisboa.


Já sabemos quem vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção que decorre em maio, em Roterdão, nos Países Baixos. A final, transmitida esta noite pela RTP1, a partir dos estúdios de Lisboa, teve a apresentação de Filomena Cautela, Vasco Palmeirim e Inês Lopes Gonçalves.

'Love Is On My Side', dos Black Mamba, foi a escolhida entre as dez canções a concurso, quando combinadas as votações do júri e do público. O tema somou 20 pontos. Carolina Deslandes, que também teve 20 pontos, ficou em segundo lugar na classificação final já que, em caso de empate, prevalece a escolha do público. A cantora foi a mais votada pelo júri mas ficou em terceiro lugar na escolha dos telespectadores. Neev foi o mais votado pelo público, com o tema 'Dancing In The Stars', mas não conseguiu votos suficientes do lado do júri para destronar os The Black Mamba. 
 



Um dos grandes momentos da noite foi a homenagem prestada ao cantor Carlos do Carmo, falecido no passado dia 1 de janeiro. O tributo foi feito pelas vozes dos fadistas Ricardo Ribeiro, Ana Moura e Camané e também pela voz de Dino D'Santiago. 

Zeca Afonso, Sérgio Godinho e José Mário Branco também foram lembrados esta noite. As canções dos três cantores e compositores foram interpretadas pelos Clã, Filipe Sambado e Cláudia Pascoal. Sérgio Godinho juntou-se no final para cantarem juntos 'Maré Alta' e o mais recente 'O Novo Normal'.

As dez canções que estiveram hoje em competição foram: 'Saudade' (tema composto por Karetus e interpretado por Karetus e Romeu Bairos), 'Joana do Mar' (tema composto e interpretado por Joana Alegre), 'Dia Lindo' (Fábia Maia), 'Na mais profunda saudade' (Hélder Moutinho/Valéria), 'Por um triz' (Carolina Deslandes), 'Dancing in the stars' (Neev), 'Não vou ficar' (Pedro Gonçalves), 'Contramão' (Filipe Melo/Sara Afonso), 'Volte-Face' (Pedro da Linha/Eu.Clides) e 'Love is on my side' (Tatanka/The Black Mamba).

O peso das votações foi repartido entre os telespectadores e um júri, com representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas. 

As semifinais da 65.ª edição da Eurovisão marcadas para os dias 18 e 20 de maio e, a final, para o dia 22 do mesmo mês.

Este ano, não há risco de o concurso, que reúne representantes de 41 países, não acontecer, visto que os concorrentes vão gravar as atuações nos seus países.

Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.

Portugal venceu pela primeira e única vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema 'Amar pelos dois', interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, o concurso.